Foto créditos: Noa Grayevsky

Xenia é a primeira artista preta baiana a conquistar o Grammy Latino

Com seu segundo disco, ‘Em Nome da Estrela’, a cantora alcançou o tão sonhado gramofone…

Com seu segundo disco, ‘Em Nome da Estrela’, a cantora alcançou o tão sonhado gramofone dourado na categoria de ‘Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa’. O evento, que marcou a 24ª edição da premiação, ocorreu em Sevilha, na Espanha

Xenia França, uma das principais vozes em ascensão na música contemporânea brasileira, fez história ao conquistar o Grammy Latino 2023 na categoria de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” com seu aclamado trabalho “Em Nome da Estrela”. O evento, que marcou a 24ª edição da premiação, aconteceu em Sevilha, na Espanha, na quinta- feira, 16/11.

Xenia, agora a primeira artista preta baiana a receber um Grammy Latino, expressou sua gratidão durante seu discurso de aceitação e completou seu recado em publicação nas redes sociais. “Quero começar agradecendo a Deus, ao universo e aos Orixás. Mas principalmente a mim mesma por insistir e criar esta realidade. Era tão improvável. Mas improvável não é impossível”, disse a cantora e compositora que, em 2017, também foi indicada em duas categorias pela academia com o seu primeiro e homônimo álbum solo.

O premiado “Em Nome da Estrela”, co-produzido por Pipo Pegoraro, Lourenço Rebetez e pela própria Xenia, recebeu elogios da crítica nacional e internacional pela sonoridade original e sofisticação em desconstruir grooves e ritmos tradicionais, entrelaçando-os com sua voz única, harmonias riquíssimas, sintetizadores e suas influências que vão do jazz ao R&B.

O projeto, disponível em todas as plataformas digitais, apresenta faixas autorais como “Renascer”, “Ancestral Infinito” e “Animus x Anima” (essa última com arranjos de cordas do grandioso Maestro Arthur Verocai), além de homenagear com arranjos extravagantes ícones da música brasileira, incluindo “Magia” de Djavan e “Futurível” de Gilberto Gil.

A conquista do Grammy Latino reforça a importância artística e criativa de Xenia França, destacando, ainda, sua trajetória independente que desafia as probabilidades. “Esse prêmio é a prova de que não existe fórmula pra nada quando estamos falando de arte. Confiar na sua curadoria interna e no próprio processo pode ser desafiador, mas eu acredito sempre que vale a pena. Como artista independente me sinto realizando milagres”.

Além de suas realizações sonoras baseadas em ritmos e tradições espirituais de sua terra natal, a modernidade de seu trabalho vai além da música. Xenia França também é reconhecida como um ícone da moda e para a cerimônia cruzou o red carpet com look Balmain estonteante. Sua presença global se estende por festivais e palcos internacionais, consolidando-a como uma das artistas mais empolgantes e inovadoras do cenário musical brasileiro.