
Virada Sustentável Gratuita: Mariana Aydar, RAPadura e Mais Nomes da Música em São Paulo
A 15ª edição da Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade da América Latina, também será…
A 15ª edição da Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade da América Latina, também será palco de apresentações musicais que conectam arte, diversidade cultural e consciência socioambiental. No coração da capital paulista, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) será palco dos shows da cantora paulistana Mariana Aydar, da dupla gaúcha Thiago Ramil e Dona Conceição, do rapper cearense RAPadura Xique-Chico, acompanhado da cantora Lirys, DJ Daniel Tamenpi, à frente do projeto Só Pedrada Musical, do poeta e músico indígena Ian Wapichana, e do grupo Planeta Oca como parte da programação gratuita e que celebra os 15 anos do festival. As apresentações acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro, com ingressos disponíveis para retirada na bilheteria do CCSP duas horas antes do evento. A bilheteria do espaço cultural abre diariamente às 13 horas.
No dia 17 de setembro, quarta-feira, às 19 horas, abrindo a programação musical da Virada Sustentável, a cantora Mariana Aydar levará ao palco um repertório que une tradição e contemporaneidade. A artista se destaca pela carreira consolidada em projetos que resgatam as raízes do forró e da cultura nordestina. Pela manhã, às 10 horas, o poeta e músico indígena Ian Wapichana.
Na quinta, dia 18, às 20 horas, o festival exibirá a musicalidade plural de Thiago Ramil e Dona Conceição no CCSP. Thiago, cantor e compositor, se sobressai na nova cena da música popular brasileira pelo número de discos premiados e por explorar sonoridades que transitam da canção popular a experimentações visuais e sensoriais. Dona Conceição, artista de Alvorada (RS), é cantor, percussionista, compositor e performer, com forte atuação na cultura negra, de forma a unir música, poesia e ativismo. Juntos, Ramil e Conceição lançaram o álbum Gosto, um manifesto musical que mistura samba, ijexá, pagodão, reggae e R&B em canções sobre encontros, afetos e resistência.
E na sexta, dia 19, às 19h15 horas, RAPadura Xique-Chico, ocupa o CCSP em uma grande homenagem aos 50 anos do gênero hip hop. Natural de Fortaleza (CE), o rapper é conhecido por criar o rapente, estilo que une rap a ritmos nordestinos como embolada, baião e maracatu. Vencedor do Hutúz, principal premiação do hip hop brasileiro, e indicado ao Grammy Latino em 2020, suas canções têm letras que exaltam a cultura popular e questionam as desigualdades sociais.
RAPadura convida a essa apresentação a cantora, compositora e percussionista, Lirys. A artista une música, poesia e performance em criações que abordam identidade, ancestralidade e resistência cultural. Com referências do rap, da música negra e popular brasileira, tem sua obra marcada pela força da palavra e pela experimentação estética.
Só Pedrada Musical, capitaneado por DJ Daniel Tamenpi, é um projeto consolidado há mais de 15 anos que, em diferentes formatos, conecta públicos à diversidade da música negra, passando por hip-hop, soul, jazz, reggae, afrobeat e sonoridades experimentais. DJ Daniel Tamenpi se apresenta no dia 19, às 20 horas.
No dia 20, às 14 horas, o espetáculo musical para crianças e famílias Planeta Oca, convida o público para uma experiência lúdica e educativa sobre o cuidado com a natureza. O show reúne música ao vivo, brincadeiras e personagens da fauna brasileira para promover a consciência ambiental de forma afetuosa e divertida.
A presença destes artistas reforça o compromisso da Virada Sustentável em promover encontros que conectem diversidade cultural, engajamento social e celebração da música como instrumento de transformação.
15ª Edição do Maior Festival de Sustentabilidade da América Latina
Em São Paulo, a Virada Sustentável celebra 15 anos de história com uma programação diversa em todas as regiões da cidade, entre instalações artísticas e culturais, feiras, exposições, performances, oficinas, shows, cinema, debates e o Fórum Virada Sustentável, conectando o público a conversas e experiências criativas e transformadoras. O roteiro prevê atividades no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Casa das Rosas, vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), ciclovia do Rio Pinheiros, além da ocupação de espaços públicos como Centros Educacionais Unificados (CEUs), unidades do Sesc, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), parques e entre outros.
Da capital paulista, o festival partirá para o Rio de Janeiro, após cinco anos sem edições na Cidade Maravilhosa, com programação entre os dias 16 e 19 de outubro.
A programação completa será divulgada no site da Virada Sustentável, onde estarão também todas as informações do evento, assim como no perfil oficial no Instagram, @viradasustentavel.
A Virada Sustentável São Paulo 2025 tem patrocínio de Suzano e Novelis, e apoio de Allcare, Kia Motors, Mills e Pão de Açúcar. Além da Organização das Nações Unidas (ONU), também são parceiros da VS 2025, Ministério do Meio Ambiente, Sesc São Paulo, Metrô de São Paulo, Poiesis, Cejam, Coopermiti, Green Eletron, Greenpeace, Instituto Alana, SP Cine, Senac, Santa Marcelina, SOS Mata Atlântica, Goethe Institute, Oxfam, Iclei, CineSolar, Masp, Instituto Akatu, Fórum Verde Sustentável, Cades, Instituto Biológico, Rede Social do Centro, Conferência P+L, Hortelões Urbanos, Reconectta, Movimento Circular, Observatório do Clima, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Bienal de Arquitetura, Instituto Limpa Brasil, Movimento Nacional pelos ODS SP e Cultura Circular.
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.
SERVIÇO
Virada Sustentável 2025 – São Paulo
PROGRAMAÇÃO
Shows
Mariana Aydar
Data: 17/09
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 20h
Ian Wapichana
Data: 17/09
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 10h
Thiago Ramil e Dona Conceição
Data: 18/09
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 20h
RAPadura Xique-Chico convida Lirys
Data: 19/09
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – rampa do metrô Vergueiro
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 19h15
DJ Daniel Tamenpi (Só Pedrada Musical)
Data: 19/09
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – rampa do metrô Vergueiro
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 20h
Planeta Oca
Data: 20/09
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: às 14h
Ingressos: Disponíveis para retirada na bilheteria do CCSP duas horas antes do evento. A bilheteria do espaço cultural abre diariamente às 13 horas.
Lotação máxima: 600 pessoas