Vendas de vinil aumentam com: Daft Punk e David Bowie

As vendas de discos de vinil atingiram o maior nível em uma década na Grã-Bretanha,…

As vendas de discos de vinil atingiram o maior nível em uma década na Grã-Bretanha, graças em parte ao sucesso do último álbum da dupla de música eletrônica Daft Punk.

“Random Access Memories”, do Daft Punk, é o LP mais vendido do ano, principalmente por ser puxado pelo single “Get Lucky“.

David Bowie — que em janeiro lançou o primeiro disco de inéditas, “The Next Day“, após uma década -, Arctic MonkeysPaul McCartneyPearl Jam e Arcade Firelançaram ou ainda vão lançar novos álbuns este ano em vinil. Todos esses artistas ajudaram a alavancar as vendas da mídia.

Foram quase 550 mil LPs vendidos em 2013, o melhor resultado desde 2003, segundo o BPI, órgão da indústria musical britânica. Se o ritmo de vendas persistir no restante do ano, o resultado pode chegar a 700 mil álbuns, o maior número desde 2001.

Nos últimos 12 meses as vendas dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado. Os vinis representam 0,8% de todos os discos vendidos na Grã-Bretanha (em 2007 eram 0,1%).

“O LP retorna”, disse Geoff Taylor, diretor do BPI e do Brit Awards, a premiação da indústria fonográfica britânica. “Estamos assistindo a um renascimento dos discos, já que não se trata de nostalgia, mas de um formato que os fãs preferem cada vez mais”, completou.

VIA: UOL