Rita Lee - Foto DIvulgação

URGENTE: Morre aos 75 anos a cantora Rita Lee

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morreu aos 75 anos. A cantora foi diagnosticada com…

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morreu aos 75 anos. A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. 

A cantora e compositora Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro, faleceu na noite de segunda-feira (8), em sua casa em São Paulo, aos 75 anos. Ela estava em tratamento contra um câncer de pulmão desde 2021, quando foi diagnosticada com a doença.

A notícia foi confirmada pela família da artista, que publicou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita Lee foi uma das pioneiras do rock nacional, tendo integrado a banda Os Mutantes, que fez parte do movimento tropicalista nos anos 1960, ao lado de nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em carreira solo, lançou mais de 30 álbuns e vendeu mais de 55 milhões de discos. Entre seus sucessos estão canções como “Ovelha Negra”, “Lança Perfume”, “Erva Venenosa” e “Amor e Sexo”.

Rita Lee também se destacou pela irreverência, pela criatividade e pela defesa da liberdade e da independência feminina. Ela era casada desde 1976 com o músico Roberto de Carvalho, com quem teve três filhos: Beto, Antônio e João. Ela também era vegana e ativista pelos direitos dos animais.

A morte de Rita Lee causou comoção no meio artístico e entre os fãs, que prestaram homenagens à cantora nas redes sociais. Muitos lembraram da importância dela para a música brasileira e para a cultura do país.