
Urgente: Cardeal americano Robert Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV
A Igreja Católica tem um novo pontífice. Nesta quinta-feira (8), a fumaça branca foi expelida…
A Igreja Católica tem um novo pontífice. Nesta quinta-feira (8), a fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando a escolha do novo líder da Igreja após dois dias de conclave. O eleito foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome Leão XIV.
Pelo menos 89 dos 133 cardeais reunidos no conclave votaram na escolha do novo papa, atingindo os dois terços necessários para definir o sucessor de Francisco. Os sinos da Capela Sistina também soaram, confirmando o resultado da eleição. Minutos depois, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde foi apresentado oficialmente ao público como o novo pontífice da Igreja Católica.
A escolha ocorre 17 dias após a morte do papa Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. O falecimento encerrou um papado de 12 anos, marcado por reformas e tentativas de aproximação com os fiéis.
Este conclave manteve a tendência das eleições anteriores, realizadas em 2005 e 2013, ao eleger o novo papa já no segundo dia de deliberações. A escolha foi precedida por rodadas de votação com emissão de fumaça preta, sinalizando decisões inconclusivas até o anúncio definitivo com a fumaça branca.
Com a eleição de Leão XIV, encerra-se oficialmente o período de Sé Vacante, e inicia-se um novo papado. Resta saber se o novo pontífice seguirá as diretrizes traçadas por Francisco ou adotará novos caminhos para a Igreja Católica, que conta com mais de 1,3 bilhão de fiéis em todo o mundo.