Universo Spanta 2023 encerra com noite de samba e chega à marca de mais de 160 mil pessoas em 14 dias de festival na Marina da Glória, Rio de Janeiro

Universo Spanta 2023 encerra com noite de samba

Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Pixote, Belo e convidados fizeram shows memoráveis e promoveram…

Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Pixote, Belo e convidados fizeram shows memoráveis e promoveram uma noite pré-carnavalesca

Neste domingo, dia 29 de janeiro, o público presente na Marina da Glória, no encerramento da edição 2023 do Universo Spanta, foi presenteado com uma noite de muito samba, confirmando o DNA carnavalesco do festival que nasceu do bloco de carnaval Spanta Neném. Depois de 14 dias de muita festa, o evento, que reuniu mais de 200 artistas dos mais variados gêneros musicais, e atendeu ao gosto dos mais diferentes públicos – do pop ao axé, rap e trap, MPB, sertanejo, piseiro e forró -, recebeu um público de mais 160 mil pessoas, confirmando ser o grande festival de música brasileira do verão, marcando a temporada de pré-carnaval na Cidade Maravilhosa.

O grupo Fundo de Quintal abriu os trabalhos no Palco Guanabara com os sucessos “O Show Tem Que Continuar”, “Oitava Cor”, “Batucada dos Nossos Tantãs” e “A Amizade”. O sexteto recebeu os sambistas Leci Brandão, que agradeceu ao festival a oportunidade de cantar para um público tão grande e diverso no Rio de Janeiro, e Arlindinho. Em seguida, foi a vez de Xande de Pilares fazer um show vibrante com sucessos como “Tá Escrito” e “Deixa Acontecer”, que também contou com uma participação especial de seu afilhado musical, Mosquito.

Na sequência, o grupo Pixote, comandado por Dodô, começou com um medley de sucessos “Nem De Graça”, “Saudade Arregaça”, “Mande Um Sinal” e “Vou Ver Te Aviso”. O público presente só arredou o pé da Marina da Glória nos acordes finais do cantor Belo que fez um show recheado de hits como “Intriga da Oposição”, “Pura Adrenalina”, “Derê” e “Preciso Te Amar”.

“Sonhamos, acreditamos e trabalhamos muito ao longo dos últimos anos para entregar um festival que estivesse à altura da potência que é a nossa música e pulsasse a energia do Rio de Janeiro em janeiro. Celebramos neste período a pluralidade do nosso povo com artistas e público de diversos estilos e gerações, em um cenário paradisíaco, no auge do verão carioca. Seguiremos sonhando, comprometidos em entregar para o país um festival cada vez mais colorido, recheado de encontros inesquecíveis, na Marina da Glória.” afirmou Diogo Castelão, criador do Universo Spanta.

14 dias de festa

Após um hiato de três anos motivado pela pandemia (a última edição havia sido em janeiro/2020), nem a chuva que caiu no Rio de Janeiro na noite de abertura, 5 de janeiro, e durante todo o primeiro fim de semana, atrapalhou a festa na Marina da Glória, que dava início ao Festival Universo Spanta. O cantor Lulu Santos, principal atração do dia, fez vários agradecimentos à plateia ao longo de sua apresentação. “”Pela educação, pela cultura, pela saúde, pela democracia”, bradou o cantor durante a música ‘A Cura’. Antes, em uma apresentação cheia de emoções, as cantoras Bizay, Ana Cañas e Paula Lima apresentaram um repertório com músicas da cantora Marília Mendonça. Entre os sucessos, o público pode relembrar dos versos de “Todo Mundo Vai Sofrer”, “Esqueça-me Se For Capa”, “Infiel” e “Bebi Liguei”. A noite ainda teve o samba tradicional, com a Velha Guarda da Portela.

Na primeira noite aberta ao público, o Universo Spanta reuniu atrações de peso da nova cena musical brasileira com Marina Sena, os Gilsons com o convidado ilustre Gilberto Gil, que foi ovacionado pela galera aos gritos de “Gil, eu te amo”. Duda Beat também agitou o público com um show contagiante e que teve outro sobrenome “Gil”. Dessa vez, Flor subiu ao palco para um dueto. No dia seguinte, primeiro sábado do Universo Spanta, a programação diversa trouxe grandes nomes do cenário nacional numa verdadeira mistura de ritmos com Ferrugem, Zeca Pagodinho, Ivete e a dupla Maiara e Maraísa. E encerrando o primeiro fim de semana, a programação do domingo, 8 de janeiro, prestou uma homenagem ao carnaval de rua do Rio, tendo o bloco Spanta Neném como grande anfitrião e reunindo blocos cariocas tradicionais e da nova geração como Sargento Pimenta e o Cordão da Bola Preta.

O segundo fim de semana do Universo Spanta teve na sexta-feira, 13 de janeiro, o rapper paulista Emicida, a banda brasileira de rap rock Planet Hemp, e o estilo inovador do BaianaSystem. No dia seguinte, a Marina da Glória ferveu com um cast que trouxe Thiaguinho, Luísa Sonza, Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano. E o segundo domingo do festival reuniu um time de grandes mestres da MPB, como Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, Zizi Possi acompanhada de Luiza Possi, Hamilton de Holanda & Maxixe Samba Groove, que receberam Elba Ramalho e João Bosco, além de Geraldo Azevedo e Chico César.

Na semana seguinte, terceiro fim de semana do Universo Spanta, teve forró, axé, rap, trap, pop, samba e pagode, confirmando a programação diversa do evento. Nattan, Xand Avião e Mari Fernandez transformaram a Marina da Glória em um grande bailão. Na sexta, dia 20 de janeiro, o som do rap e do trap ecoou pela Baía da Guanabara com Mano Brown, L7nnon, Djonga, Matuê, entre outros. E no sábado, 21, o público esgotou os ingressos para conferir um line up de peso que teve a “Rainha” Ludmilla, Mumuzinho, Jorge E Mateus, Alok e Menos É Mais, e fizeram o público dançar até o amanhecer. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarcou no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia.

O quarto e último fim de semana do Universo Spanta manteve a tradição da mistura de ritmos, com muito pop, axé, rock e funk, e trouxe o forte DNA carnavalesco do festival, com uma grande festa do samba, que vai deixar saudades do verão 2023. Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, três potências: Pocah, Gloria Groove e Pabllo Vittar, não deixaram o público parar de dançar um só minuto. No sábado, 28 de janeiro, a pluralidade de sons e ritmos tradicionais do Spanta se fez presente, com o furacão Iza, a sensação do momento Jão, o axé de Claudia Leitte, o pagode de Dilsinho e os sucessos de Fábio Jr, a referência Alcione e o rapper Xamã.