Thiago Ramil e Dona Conceição em foto de Giordano Toldo

Thiago Ramil e Dona Conceição estreiam show no Rio

“Insistir em Acreditar” é o novo espetáculo dos premiados compositores do Rio Grande do Sul.…

“Insistir em Acreditar” é o novo espetáculo dos premiados compositores do Rio Grande do Sul. Contemplados no edital SESC RJ Convida, a dupla recebe a carioca Julia Mestre no dia 28 de novembro, no SESC Tijuca

eu vou acreditar

que o prazer

é bem maior

do que o sofrer

apesar do meu peito arder

eu vou insistir em acreditar

amor

é bem maior

do que o horror  

apesar de sentir sua dor

“Insistir em Acreditar” (Thiago Ramil / Dona Conceição)

“Insistir em Acreditar” é o novo show de Thiago Ramil e Dona Conceição. Contemplados no edital SESC RJ Convida, a dupla recebe a cantora, compositora e instrumentista Julia Mestre, dia 28 de novembro, no SESC Tijuca, no Rio de Janeiro. O espetáculo aborda de forma poética temas que retratam as durezas do cotidiano, relacionadas principalmente às desigualdades e injustiças sociais.

No palco, Thiago Ramil (violão, voz, guitarra, baixo, cavaquinho e beats) e Dona Conceição (percussão, violão e voz) têm a fina companhia de Thayan Martins (percussão e voz). O repertório do show conta com músicas inéditas – como a canção-tema “Insistir em Acreditar”, que abre o show – e composições já lançadas nos álbuns dos artistas, como “Manequim (Thiago Ramil)  e “Dabudé” (Dona Conceição). Julia Mestre canta músicas de seu repertório, como “Sonhos e Ilusões” (Julia Mestre / João Gil) e o sucesso do grupo Bala Desejo, “Passarinha” (Dora Morelenbaum / Julia Mestre / Lucas Nunes / Zé Ibarra).

“Os arranjos do show trazem diversos elementos da música afrobrasileira, que se fazem presentes na execução dos exímios percussionistas Dona Conceição e Thayan Martins. Eu, Thiago, fico envolvido com os instrumentos harmônicos (cavaquinho, violão, guitarra e baixo) e vou navegando por eles ao longo do espetáculo. Também exploramos momentos com beat e synths, propondo o encontro entre o eletrônico dos beats com o orgânico dos arranjos percussivos”, adianta Ramil.

Thiago e Dona Conceição atuam também como artivistas, realizando atividades sócio-culturais em regiões periféricas de Porto Alegre. A experiência marca significativamente o trabalho composicional da dupla, onde se pode perceber uma linguagem consciente, engajada e criativa. Dos múltiplos pontos de encontro entre os trabalhos destes dois artistas contemporâneos, fica ressaltada a presença da poética combativa, que navega por doces e belas melodias. Uma forma de encontrar beleza na luta diária por um mundo mais equânime.

“O fio conceitual do show tem como propósito o encontro entre temas que abordam asperezas da vida, suas mazelas, lutas, vitórias e derrotas,  a partir de uma perspectiva que reconhece as belezas e poéticas nesse viver cotidiano. Isso se dá a partir de uma linguagem amorosa, escolha que aponta para a direção conceitual do trabalho e para uma escolha:  insistir em acreditar que o amor é bem maior que o horror, apesar de sentir sua dor (suador)”, explica Ramil.

“Eu não tenho na memória algum tempo em que a violência não estava ao meu lado. Sou cria de um território pobre e truculento no Rio Grande do Sul mas, ao mesmo tempo que convivo com a pobreza, o imaginário que a arte proporciona me fez seguir um caminho de beleza e emoção, diferente da realidade que se apresentava. Os tempos de hoje ainda seguem as questões urgentes de um mundo adoecido. Hoje compreendo que o nosso papel é deixar pistas, rastros e provas de que acreditar em um futuro de prosperidade é acreditar na coletividade”, finaliza Dona Conceição.

Sinopse:

“Insistir em Acreditar” é um espetáculo musical inédito e contemporâneo, que reúne canções que dialogam com o cenário atual a partir da abordagem de temáticas sociais, característica comum ao trabalho dos compositores Thiago Ramil e Dona Conceição, reconhecidos pela atuação em projetos e ações socioculturais em Porto Alegre. No palco, estarão acompanhados da instrumentista Thayan Martins, exímia pandeirista e reconhecida instrumentista do sul do país. O espetáculo conta com a participação da cantora e compositora carioca Julia Mestre, integrante da banda Bala Desejo.

Foto de Giordano Toldo.