Paul Benjamin, Frankie Faison e Robin Harris em cena de ‘Faça a Coisa Certa’, de Spike Lee

Telecine destaca filmes com protagonismo negro em seu catálogo

Cinelist dedicada traz obras como ‘Faça a Coisa Certa’, ‘Corra!’, ‘Respect: A História de Aretha…

Cinelist dedicada traz obras como ‘Faça a Coisa Certa’, ‘Corra!’, ‘Respect: A História de Aretha Franklin’ e muitas outras

Novembro é o mês da Consciência Negra, momento tradicionalmente dedicado à celebração da resistência e cultura do povo preto no Brasil. E o Telecine lança mais uma campanha institucional que, em 2023, apresenta o conceito ‘Cinema Negro É Mais do Que Se Vê’, com o objetivo de exaltar o protagonismo preto na frente e por trás das câmeras para além da data. A partir do trabalho de curadoria realizado em conjunto com o Tela Preta — coletivo de colaboradores pretos do Telecine —, o catálogo destaca a representatividade de histórias e personalidades negras reunidas na cinelist Excelência Preta. No linear, os seis canais exibem especiais temáticos durante a Semana da Excelência Preta, de 20 a 25 de novembro. Confira abaixo os destaques.

Conhecido por dirigir obras que abordam de maneira autoral a temática racial, Spike Lee é um dos destaques da cinelist Excelência Preta, que traz ‘Faça a Coisa Certa’, longa aclamado pela crítica que foi indicado a duas categorias do Oscar em 1990; ‘Crooklyn – Uma Família de Pernas pro Ar’, comédia que acompanha uma família cujo pai acaba de perder seu emprego; e ‘O Plano Perfeito’, longa de ação protagonizado por Denzel Washington e que conta com as participações de Jodie Foster, Christopher Plummer, Willem Dafoe, Clive Owen e Chiwetel Ejiofor. Na TV, o Telecine Cult exibe uma homenagem ao cineasta com a exibição dos três filmes em sequência, no dia 23, a partir das 20h.

Entre os filmes dirigidos por mulheres, o catálogo destaca ‘A Lenda de Candyman’, de Nia DaCosta, que foi líder de bilheteria no final de semana de sua estreia nos EUA e se tornou o primeiro filme dirigido por uma mulher preta a alcançar essa marca; ‘Na Hora da Virada’, de Sanaa Lathan, que acompanha a trajetória de Bri, uma garota que sonha em ser uma rapper e precisa lidar com as consequências de um grande sucesso depois que sua primeira música viraliza; e ‘Respect: A História de Aretha Franklin’, de Liesl Tommy, sobre a trajetória de uma das maiores cantoras de todos os tempos, desde sua infância até o momento em que se tornou uma grande estrela do R&B. O filme chega ao catálogo na quinta (dia 16). Na TV, o Telecine Premium exibe os três filmes em sequência, na segunda (dia 20), a partir das 17h20.

A cinelist também traz obras dirigidas por brasileiros, como ‘Medida Provisória’, de Lázaro Ramos, ambientado em um Brasil distópico em que o governo baixa uma medida provisória que determina a expatriação de pessoas negras; ‘Marte Um’, de Gabriel Martins, filme escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar® 2023; ‘O Pai da Rita’, de Joel Zito Araújo, comédia estrelada por Wilson Rabelo, Elisa Lucinda, Aílton Graça e Léa Garcia; e ‘Correndo Atrás’, de Jeferson De, que acompanha um homem que decide trabalhar como empresário de jogador de futebol para poder mudar sua vida. Na TV, o Telecine Touch exibe os quatro filmes em sequência, na terça (dia 21), a partir das 18h25.

Entre as produções premiadas, as opções ficam por conta de ‘Corra!’, de Jordan Peele; ‘Saint Omer’, de Alice Diop; ‘Um Limite Entre Nós’, de Denzel Washington; ‘No Coração Do Mundo’, de Gabriel e Maurílio Martins; entre outras. Acesse a lista completa com os filmes da cinelist Excelência Preta.