Foto Divulgação

Teatro de bonecos conta história ambiental em Heliópolis com apresentação e oficinas gratuitas

Neste sexta-feira (10), projeto Vagão Cultural apresenta “As Aventuras de Nala”, dentro da filosofia Ubuntu,…

Neste sexta-feira (10), projeto Vagão Cultural apresenta “As Aventuras de Nala”, dentro da filosofia Ubuntu, que ainda inclui um game com tecnologia de IA.

A magia do teatro de bonecos/fantoches e a modernidade de um game com tecnologia de inteligência artificial são os cenários pelos quais a história ambiental “As Aventuras de Nala” é contada, de forma educativa e seguindo a filosofia Ubuntu – que resgata a essência de ser uma pessoa com consciência de que é parte de algo maior e coletivo – no projeto Vagão Cultural. Nesta sexta-feira (10), grátis para o público, o projeto aporta na comunidade de Heliópolis com apresentação teatral, ministração do game e ainda uma oficina que ensina a arte milenar da construção de bonecos/fantoches. Imperdível!

Aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pela empresa ExxonMobil, o Vagão Cultural é uma iniciativa da Cia. Lamparina, de Teatro de Bonecos de Minas Gerais, que leva o projeto para cidades em quatro estados, Rio de Janeiro – onde ocorreu a estréia, na semana passada -, São Paulo, Curitiba e Minas Gerais, até o dia 31 de maio.

No projeto é contada a história ambiental “As Aventuras de Nala”, narrada por meio da magia e a cultura milenar do teatro de bonecos, os famosos fantoches manipulados por atores profissionais, e a tecnologia avançada de um game que utiliza inteligência artificial. A temporada do projeto na capital paulistana acontece de 6 a 10 de maio em escolas públicas, bibliotecas e instituições culturais e inclui apresentações teatrais, oficina de construção de fantoches, além da aplicação do jogo que conta com IA. O destaque é para apresentação do projeto que acontece no dia 10/05 no espaço Cine Favela, em Heliópolis. Na ocasião haverá apresentação teatral (bonecos), ministração do game, e oficina de construção de bonecos.

Em “As Aventuras de Nala” o público se envolve com a história de uma menina que vai em busca de seu barquinho de papel, perdido nas águas de um rio. Acompanhada pela bióloga Marina ela enfrenta desafios, encontrando pelo caminho seres sábios que a conduzem por uma jornada em que é ressaltada a importância de se preservar a natureza e todos os elementos que dela fazem parte.

“Nessa jornada a narrativa explora a filosofia Ubuntu que envolve amizade, natureza e liberdade”, explica a autora Joseane Nogueira. “A ideia é que as pessoas se envolvam com a beleza da narrativa e com a mensagem expressa nela e reflitam sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente, dos recursos hídricos e dos impactos das ações humanas sobre os ecossistemas naturais”, ela acrescenta.

Joseane é também a fundadora da Cia. Lamparina, que atua há mais de dez anos na cena cultural mineira. Elenco – Joseane Nogueira, coordenadora geral e diretora teatral; Lidiane Oliveira, assistente de produção e atriz/manipuladora; Marcos Moraes, ator/manipulador; Gislaine Antunes, trilha sonora autoral e manipuladora; Hudson Raony, ator/manipulador; Maria Alice, atriz/manipuladora; Corneille Fabrice, produtor executivo.

O game – Para além das apresentações teatrais, o projeto leva a história de Nala também para dentro de um moderno game. “O jogo reproduz os mesmos cenários observados no teatro de bonecos e desafia os participantes a ir desvendando situações que os levam a ir mudando de níveis no game, e precisam percorrer três fases para cinclui-lo”, narra a produtora cultural pontuando que a mensagem voltada a importância do meio ambiente é reforçada no game.

Oficina – Completa o projeto uma oficina de artesanato que ensina o público a construir bonecos como os que são utilizados nos espetáculos da companhia. A história da viagem da personagem Nala também é explorada em oficinas de artesanato manual, nas quais participantes são ensinados a construir bonecos/fantoches, utilizando materiais recicláveis. Na oficina é possível aprender a criar um/a boneco/a artesanal decorativo ou de manipulação, utilizando garrafas PET como matéria-prima e ferramentas de uso doméstico.

Sobre a Cia Lamparina – Fundada em 2012, a Cia. Lamparina destaca-se como pioneira em Teatro de Animação em Ouro Preto. Formada por artistas/educadores graduados em Artes Cênicas pela UFOP, o grupo combina pesquisa histórica e patrimonial com espetáculos infantis e de rua, gratuitos. Seus trabalhos visam popularizar o Teatro de Bonecos, promovendo a educação patrimonial de forma acessível. Com essa abordagem inovadora, a companhia se destaca no cenário cultural, envolvendo a comunidade em reflexões sobre identidade e história de Minas Gerais.

Serviço:

Projeto Vagão Cultural – Uma Viagem Ambiental, apresenta:

“As Aventuras de Nala”

Dia 10 de maio

Cine Favela
10:00 as 12:00 – Oficina
13:30 as 15:00 – jogo
15:30 – apresentação
Endereço: Rua do Pacificador n.251 e 288 – São Paulo