Foto Divulgação

STJ Revoga Prisão Preventiva do Rapper Oruam

O ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou nesta sexta-feira (26)…

O ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou nesta sexta-feira (26) a revogação da prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como Oruam, de 25 anos. A decisão atende a um pedido do advogado Gustavo Mascarenhas, que representa o artista.

Fundamentação Considerada Insuficiente

Em sua decisão, o ministro argumentou que a fundamentação utilizada pela corte para decretar a prisão de Oruam se mostrou “insuficiente, em princípio, para a imposição da segregação antecipada”. Paciornik sustentou que o julgador de primeira instância se baseou em “argumentos vagos” para justificar o risco de reiteração delitiva.

“Utilizou-se o julgador de primeiro grau de argumentos vagos para se reportar ao risco de reiteração delitiva, por ter o recorrente publicado o ocorrido em redes sociais, bem como a provável possibilidade de fuga, que teria sido cogitada pelo próprio recorrente”, afirmou o ministro.

O ministro destacou ainda que o rapper é primário e teria se apresentado espontaneamente para o cumprimento do mandado de prisão.

Prisão e Contexto Controverso

Oruam havia se entregado em 22 de julho, após ter a prisão preventiva decretada por associação ao tráfico de drogas e ao Comando Vermelho (CV). O rapper, que é filho de Marcinho VP (apontado como um dos líderes da facção) e sobrinho de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, assassino do jornalista Tim Lopes, tem tatuagens em homenagem aos dois familiares.

Apesar do histórico familiar, o artista sempre negou envolvimento em atividades criminosas. Antes de se entregar, Oruam publicou um vídeo em seu Instagram com a mensagem: “Todos que gostam de mim, vou me entregar tropa, não sou bandido”.

Ascensão na Carreira e Destaque no Trap Nacional

Criado na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, Oruam iniciou sua carreira musical em 2021. Ele ganhou notoriedade em 2022 com o lançamento da música “Invejoso” e ingressou na gravadora Mainstreet, de Orochi. Desde então, acumulou hits e subiu aos palcos de grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, em 2024. No mesmo ano de seu sucesso inicial, foi eleito “Revelação do Trap” pelo portal Sobre Funk.

Nas redes sociais, o rapper costuma exibir um estilo de vida luxuoso, com joias, carros e um gato da raça Savannah F1, avaliado em até R$ 100 mil. Oruam é filho de Márcia Gama e tem quatro irmãos.