
Síntese mergulha em Lado “Hermético e Ritualístico” com o Single “Bruxismo”
Em meio à turnê do seu último lançamento, “Flor de Maio”, Neto resgata seu polo…
Em meio à turnê do seu último lançamento, “Flor de Maio”, Neto resgata seu polo mais hermético e ritualístico em faixa com produção de Riff e Teo Guedx
Mesclando lirismo, espiritualidade e a força da palavra em uma só linguagem, Síntese anuncia seu novo single como uma ruptura frente à lógica imediatista do tempo. “Bruxismo” chega em todas as plataformas digitais no dia 4 de agosto e resgata raízes estéticas que consolidaram sua trajetória: introspectiva, filosófica e envolta por camadas simbólicas.
Gravada durante uma imersão criativa com o produtor Riff, no estúdio de Teo Guedx, a faixa aposta em um boom bap clássico como base para uma experiência quase ritualística. A construção sonora do single sustenta o protagonismo do verso e convida a uma escuta ativa, contemplativa, que rejeita respostas fáceis.
“É um som pra quem encara o rap como linguagem de busca, de enfrentamento interno e, sobretudo, de despertar”, define Neto.
“Bruxismo” é carregado de metáforas. O distúrbio que causa tensão involuntária durante o sono se transforma, na narrativa, em símbolo de desgaste psíquico e vigília espiritual. A faixa aborda o peso da consciência e a sensação de ser atravessado por forças milenares, existenciais e sociais em tempos de alienação. Ao longo da letra, referências filosóficas, críticas sociais e imagens místicas se cruzam em uma trama simbólica onde o ouvinte é convidado a se perder, mas abrindo caminhos para se encontrar.
O lançamento sucede o álbum “Flor de Maio” (2025), mas aponta para uma direção oposta. Se o disco anterior trouxe uma sonoridade mais leve e vibrante, “Bruxismo” reativa o outro polo de Síntese: o do mistério, da linguagem cifrada, do mergulho, como um lembrete de que o rap continua sendo uma ferramenta de elevação, desconstrução e transformação.
Saiba mais sobre o Síntese:
Com 15 anos de trajetória, o Síntese se consolidou como uma das expressões mais autênticas e potentes do rap brasileiro contemporâneo. Desde sua estreia com o aclamado álbum duplo Sem Cortesia — ‘Vagando na Babilônia/Em Busca De Canaã’ (2012), que influenciou toda uma geração e se estabeleceu como um clássico do Rap Nacional, o duo de São José dos Campos construiu uma obra atemporal, profunda e espiritual, que rompe as barreiras do Hip Hop tradicional e dialoga com temas universais como existencialismo, autoconhecimento e fé.
Síntese é reconhecido pelo teor intenso e poético das letras, pela particularidade musical e pela autenticidade com que conduz sua contribuição artística, como uma missão. Após o álbum de estreia, Leonardo Irian foi diagnosticado com esquizofrenia e se afastou das atividades do Síntese, o que fez suas aparições serem cada vez mais raras. Neto seguiu representando sozinho o projeto nos trabalhos e shows pelo Brasil.
Após a parceria de sucesso com Projetonave e o marco da participação com Criolo em “Plano de Vôo” no álbum e na turnê de ‘Convoque Seu Buda’ (2014), Neto grava o segundo álbum do Síntese com Daniel Ganjaman, ‘Trilha Para o Desencanto da Ilusão, Vol. 1: Amem’ (2016). A turnê ‘Amem’ ultrapassou a marca de 100 shows por ano, nesse período Síntese fura a bolha do Rap Nacional e acessa novos públicos e adeptos da mensagem espiritual de amor, expansão e celebração de consciência dos meninos do Vale.
Em 2019 a dupla se reconecta durante uma fase mais tranquila em meio aos tratamentos do Léo e iniciam a produção do terceiro álbum do Síntese. A imersão, como uma arteterapia, representou uma volta às origens do projeto e um momento de re-construção. Então, em 2020, veio ao mundo Ambrosia — ‘Da Morte/Ao Renascimento’, mais um álbum duplo que marca a volta de Léo nas músicas e nos estúdio durante a pandemia. O que gerou grande comoção nos fãs do Síntese e se eternizou como o primeiro vinil de Neto e Léo.
Além desses principais álbuns, Síntese coleciona projetos colaborativos importantes por toda a carreira. ‘Buracos Ao Chão’(2013) com o conterrâneo Ingles, ‘Boomshot Apresenta’(2015) com Kiko Dinucci, Thiago França e Akillez e o projeto Olímpico (2024) com SPVIC. Mantendo uma contribuição sólida na cena, reafirmando sua influência e legado na música brasileira.
O ano de 2024 foi marcado pela partida prematura de Leonardo Irian, o que gerou um extremo impacto e uma profunda comoção não só entre a família e os irmãos da Matrero, em São José, mas em toda a comunidade que a obra do Léo atravessou, sendo homenageado pelos maiores da cena como o grande poeta da geração.
Essa perda trouxe a necessidade de celebrar a vida do Léo e a história da dupla. Mais uma vez a música foi a salvação. O single “Giramundo 2” veio como a primeira homenagem, que foi oferecida ainda em vida, e acompanhou um vídeo intimista com cenas da vida toda de Neto e Léo juntos. “Luzes” inaugurou uma nova atmosfera do Síntese, trazendo um audiovisual com o registro da cerimônia de despedida do mestre Leonardo Irian e dando o tom de celebração do novo álbum Flor de Maio (2025) e da nova era de Gestério Neto e do Síntese.