Siamese lança

Siamese lança “Preta” com influências do pop, trap e reggae

Faixa tem uma sonoridade pop com influências do trap e reggae. Tirado, que já trabalhou…

Faixa tem uma sonoridade pop com influências do trap e reggae. Tirado, que já trabalhou com Anitta, Ludmilla e Luísa Sonza, assina a produção musical

Siamese acaba de divulgar videoclipe para ‘PRETA’. Embalada por uma sonoridade pop com influências do trap e reggae, a faixa conta com produção musical de Tirado, que já trabalhou, entre outros nomes, com Anitta, Ludmilla e Luísa Sonza.

A letra da canção traz um discurso forte e necessário. No refrão, o aviso: “preta, nunca mais abaixe tua cabeça / quero ver agora quem aguenta / depois que eu começar / a coisa tá preta / sabe que com nós é excelência / pega o teu discurso, então, sustenta”.

“O grande desafio foi produzir algo que encaixasse com tudo que essa faixa queria passar. Primeiro eu encontrei uma harmonia que fizesse sentido e conversaria com a estética que estávamos buscando. Depois, criei uma batida que carrega muita força, conversando com a letra. Sentimos falta de uns versos que trouxessem o empoderamento como destaque. Foi aí que, depois de pensar sobre, eu escrevi uma ideia de refrão e mandei para a Sia… Foi tacada certa. Ela gostou e fez as adaptações que faziam sentido para a vivência dela. Nesse momento, sabíamos que estávamos com um musicão na manga”, destaca o produtor Tirado.

“Falo não só da minha individualidade, mas da realidade de muitas “pretas”. Desde 2020 esse é um verso que costumo fazer acapella em meus shows e percebi a força e potência que essa música traz, sinto uma sintonia muito grande. O poema muda a atmosfera, sabe? É como se o tempo parasse e todes que estão naquele ambiente me ouvissem de corpo e alma. E é poderoso dividir esse momento porque esse som é um grito. Escrevi a letra, com essas questões que me atravessam desde pequena, como forma de me expressar. É na música que consigo fazer isso. O racismo é algo estrutural. Está enraizado em todas as camadas da nossa sociedade e isso é um fato. Não é diferente no mercado cultural. Relançar esses versos me dão a possibilidade de visitar a letra e atualizar coisas que já não fazem sentido com a minha identidade e trazer esse discurso potente em uma sonoridade que abrace”, ressalta a artista.

Para o videoclipe, um clima praiano, com paisagens paradisíacas. As filmagens aconteceram na ilha de Superagui, que fica localizada ao norte da Baía de Paranaguá, e pertence ao município de Guaraqueçaba, próximo da fronteira de Paraná com São Paulo. A região é considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. O roteiro, direção e edição são assinados por Aurora Willian, conhecida pelos trabalhos que realiza com estilo criativo e técnicas upcycle.

‘PRETA’ é um projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O single também ganhou um visualiser com a mesma identidade visual da capa, que tem fotografia assinada por Victor Augusto, direção criativa de Siamese e da já citada Aurora Willian.

Para os figurinos, a artista se inspira nas entidades femininas cultuadas em religiões de matriz africana, enaltecendo suas belezas e representações. A produção de moda é do Coletivo Brechó Das Preta. O hairstilyst e adereços de cabeça contam com assinatura do salão afro CWBraids.

“A população do país é majoritariamente preta e ainda somos reprimidas por nossos traços e ancestralidade. Queríamos que os visuais trouxessem essa sensação de empoderamento, exaltação da nossa beleza e cultura PRETA. Somos plurais e temos o direito de expressar nossa essência”, diz a cantora

Siamese promete um ano agitado para seus fãs, com outros lançamentos programados para 2023. A cantora trabalha em um repertório bem versátil e começa a criar o tom de seu primeiro álbum de estúdio.

Ouça na sua plataforma digital favorita: https://onerpm.link/siamesepreta

Assista no YouTube: https://youtu.be/jkSNtgT0Q-c