Image by freepik

Série B do Brasileirão terá playoffs para definir acesso a partir de 2026; veja as regras

Em decisão aprovada no Conselho Técnico da CBF, apenas campeão e vice sobem direto; equipes…

Em decisão aprovada no Conselho Técnico da CBF, apenas campeão e vice sobem direto; equipes entre o 3º e o 6º lugar disputarão mata-mata por duas vagas na elite.

A edição de 2026 da Série B do Campeonato Brasileiro apresentará uma mudança histórica em seu sistema de acesso. Em reunião do Conselho Técnico realizada nesta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro, os clubes aprovaram por 17 votos a 3 a implementação de playoffs para definir duas das quatro vagas para a Série A de 2027.

O novo formato, comum em grandes ligas europeias como as da Inglaterra, Itália e Espanha, mantém a promoção automática apenas para o campeão e o vice-campeão da competição após as 38 rodadas regulamentares. As outras duas vagas serão decididas em confrontos de ida e volta entre os times que terminarem entre a terceira e a sexta posição.

Como funcionam os Playoffs de Acesso

De acordo com o regulamento aprovado, os cruzamentos do mata-mata serão definidos pela posição na tabela:

  • Chave 1: 3º colocado x 6º colocado
  • Chave 2: 4º colocado x 5º colocado

Se este modelo tivesse sido aplicado na temporada de 2025, Chapecoense (3ª) e Remo (4º) não teriam garantido o acesso direto e precisariam enfrentar Goiás (6º) e Criciúma (5º), respectivamente, em jogos eliminatórios.

Série B não para durante a Copa do Mundo

Outra decisão importante do Conselho Técnico foi o pedido dos clubes para que o torneio não seja interrompido durante a Copa do Mundo. Embora a pausa estivesse prevista no calendário prévio da CBF, os representantes da Segunda Divisão optaram pela continuidade dos jogos.

A medida visa evitar que os playoffs de acesso sejam disputados tardiamente em dezembro. Com o início previsto para 21 de março e a última rodada regular para 28 de novembro, a continuidade durante o Mundial deve antecipar o fechamento do calendário.

Novas regras para transferências

Além da mudança no formato de disputa, os clubes aprovaram o aumento do limite de jogos para transferências internas na competição. A partir de agora, um jogador pode atuar por até 12 partidas em um clube e ainda se transferir para outro time dentro da mesma edição da Série B. Anteriormente, o limite era de oito jogos.

Esta é a primeira vez desde 2002 que a Série B contará com uma fase de mata-mata. Naquela ocasião, o torneio teve quartas de final entre os oito melhores, com acesso garantido apenas aos dois finalistas.

Resumo das Mudanças:
Acesso direto: Apenas para o 1º e 2º colocados.
Playoffs (Ida e Volta): 3º x 6º e 4º x 5º.
Copa do Mundo: Torneio segue em disputa sem pausas.
Transferências: Atletas podem trocar de clube na Série B após até 12 jogos.