
Rodrigo Alarcon e Rashid Lançam “Pegapacapá”, Unindo Samba, Salsa e Rap em Reflexão Sobre a Vida
Com influências de samba, salsa e rap, single reflete sobre os pódios invisíveis da vida…
Com influências de samba, salsa e rap, single reflete sobre os pódios invisíveis da vida real e marca a primeira parceria do artista com um cantor de rap
o cantor e compositor Rodrigo Alarcon lança o single “Pegapacapá”, pela gravadora Taquetá Records. Em parceria com a produtora e sócia da gravadora, Niela Moura, e com participação especial do rapper Rashid, a faixa transforma o caos cotidiano em poesia, retratando o ritmo acelerado da cidade e os desafios de quem busca vencer o dia em meio aos imprevistos que surgem.
“Essa música é sobre os dias ordinários, esses dias comuns em que o ritmo da cidade dita o passo seguinte enquanto seguimos na busca do nosso sonho e ganha pão. Tudo isso em um cenário caótico de aperto no transporte público ao redor de muita gente com os seus sorrisos de fotografia 3×4, tentando levar o dia a dia da maneira que podem”, comenta Alarcon.
Inspirado por uma fase em que ouvia bastante Antônio Carlos e Jocafi, Rodrigo Alarcon começou a compor buscando palavras percussivas, marcantes nas obras da dupla. Foi nesse processo que surgiu o título “Pegapacapá”, uma expressão que o artista ouve e carrega desde a infância, ouvida em casa nos dias de completo caos.
A letra retrata o cotidiano de quem tenta vencer o dia em meio ao caos urbano, principalmente em cidades como São Paulo, onde qualquer imprevisto pode engolir a rotina. Rashid contribuiu com letra e flow, completando a força da música e unindo lirismo e ritmo em uma narrativa sobre resiliência.
“A minha viagem foi em volta da jornada, que às vezes é uma verdadeira odisseia, de cada trabalhador para chegar até o serviço. Nessa salada, falo das habilidades dos atletas nas olimpíadas, de uma saga épica a nível de Lusíadas e coloco até a Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade, para ilustrar o quão difícil é a luta pela sobrevivência no ambiente hostil de SP”, explica Rashid.
“O Rashid é uma referência no rap nacional e a gente já acompanha seu trabalho há muito tempo. Quando eu e Niela ouvimos o que havia sido levantado em estúdio, ficou evidente que faltava esse flow, uma rima certeira que arremataria a faixa. Rashid foi o primeiro nome levantado e me pareceu a escolha perfeita. Lembro até hoje a sensação no meu corpo de ouvir a primeira guia que ele mandou e eu soube ali que o encontro tinha dado certo”, finaliza Alarcon.
Saiba mais sobre Rodrigo Alarcon:
Rodrigo Alarcon, é um cantor e compositor brasileiro, nascido em Sorocaba e criado em Mogi das Cruzes, que se destaca no cenário da MPB com letras sensíveis e emocionais, mesclando melodias da MPB com elementos contemporâneos. Desde 2015, Alarcon vem ganhando popularidade com seu estilo reflexivo e poético e hoje o artista já soma números relevantes nas principais plataformas, com 628 mil ouvintes no Spotify e cerca de 135 mil seguidores, além de 189 mil inscritos no Youtube.
Em 2015, o Rodrigo teve um viral de um vídeo caseiro cantando “O lado vazio do sofá”, no Youtube. O lançamento do primeiro fonograma dessa obra só aconteceu em 2018 – ano que assina com a gravadora e selo independente Taquetá Records, responsável pelos trabalhos do artista até hoje. Também em 2018, o artista lançou “Amor Acidente”, primeiro single do projeto artístico como Rodrigo Alarcon, feat com a Liniker, e as faixas “Dama da Noite”, “Corte de Papel”, “Capricórnio”, “Lado Vazio do Sofá” e “Sinusite”.
No ano seguinte, 2019, os singles se tornaram o EP “PARTE”, que contou com o lançamento da faixa “Onde Mora Deus”. Os trabalhos posteriores seguiram com novas parcerias e feats do cantor, como o lançamento do EP “Taquetá Vol. 1”, no ano de 2021, que foi um projeto da gravadora Taquetá Records, com composições resultados da parceria de Niela Moura, Rodrigo Alarcon e Ana Muller. As faixas que fazem parte do EP são “Carta que Não Diz”, “Passageiro”, “Enquanto a Chuva Não Vem”, “Segunda” e “Às Vezes Bate Uma Saudade”.
Em 2022, o artista lançou seu primeiro álbum de estúdio, “RIVO III E A FÉ”, com produção de Niela Moura e Pedro Altério, integrante do 5 à Seco, gravado na Gargolândia. Eleito um dos 50 melhores álbuns de 2022 pela APCA, o álbum contempla as faixas “Piquete”, “Garota da Linha Azul”, “Como Eu Gostei de Você”, “A da Castanha”, “Você Nunca Prometeu”, “Quando a Lua Faz Seu Leito”, “Às Poucas Estrelas”, “Cara a Cara”, “Rivotril e a fé” e “O Óbvio Sobre o Amor”, e todas levam clipe com direção assinada pelo próprio Rodrigo Alarcon.
Para o ano de 2023, Alarcon seguiu com o lançamento do EP Sonas Session, projeto do Sonastério, com versões ao vivo das seguintes faixas: “Segunda”, “Carta Que Não Diz”, “Cara a Cara”, “A da Castanha” e “O Dia Seguinte (à do Itamar). ”
E em 2024, o cantor inaugurou o novo ano com o lançamento do single “Só Mais Um Pouquinho”, uma composição em parceria com Niela Moura. Logo em março, em tour pela Europa, lançou uma nova versão acústica de “Apesar de Querer”, feat com a cantora de Portugal Carolina de Deus, ampliando também o leque de atuação do artista com o público português.
A primeira versão de “Apesar de Querer”, feat Abacaxepa, é a responsável por expandir o alcance do cantor ao ser incluída na trilha sonora da novela “Mania de Você”, ajudando-o a aumentar sua visibilidade nacionalmente. E, também, integra o lançamento do EP Singles Compilados, juntamente com a versão de “15b (Deluxe)” e demais faixas que acompanham a trajetória do artista, como “Frágil Coração”, “O dia seguinte (à do Itamar)”, e “Marchinha Fúnebre”. O projeto é uma coletânea inspirada nas coletâneas de novela dos anos 90 e 2000, linkando com a fase de primeira sincronização em novela (Mania de Você / 21h, Tv Globo).
Além disso, suas turnês pelo Brasil consolidam sua trajetória no cenário da música autoral, proporcionando uma experiência intimista e poética para o público. Sua abordagem inovadora tem atraído muitos fãs, especialmente pelo caráter introspectivo e a forma única de transmitir emoções através da poesia musical.