
Rap Fashion chega a Ceilândia com oficina e desfile do estilista Romildo Nascimento
Projeto gratuito oferece técnicas de modelagem, costura e design, com foco em diversidade e representatividade…
Projeto gratuito oferece técnicas de modelagem, costura e design, com foco em diversidade e representatividade periférica
O renomado estilista Romildo Nascimento, que veste artistas do Rap como Tribo da Periferia, Beladonna e 3UmSó, está à frente da Oficina de Introdução ao Design de Moda, que integra o projeto Rap Fashion. A iniciativa, gratuita e externa para moradores da região Sul do DF, promove movimentação da cena cultural de Ceilândia com aulas práticas e a produção de 20 looks exclusivos.
Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, o projeto tem como objetivo a criação de uma coleção que será apresentada em um desfile diverso, reunindo artistas do rap, influenciadores locais e modelos com deficiência. “Queremos despertar o interesse dos iniciantes e ampliar o repertório de quem já tem vivência na área”, explica Romildo, que acumula 19 anos de carreira e 12 participações no Capital Fashion Week.
Moda como ferramenta de transformação
Mais do que ensinar técnicas de costura, o Rap Fashion desafia estereótipos ligados à Ceilândia. “Estamos falando de valorizar um povo que merece se ver na passarela”, destaca o estilista. Dos 20 looks previstos, quatro serão adaptados para pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com uma moda que não exclui ninguém.
A iniciativa também celebra uma cultura hip-hop, integrando rappers e grafiteiros ao desfile. As peças produzidas serão registradas em um catálogo digital, divulgando a moda feita nas periferias do DF.
Trajetória e impacto social
Romildo Nascimento, que já ministrou cursos em parceria com o Governo do DF e o Distrito Drag, reforça a importância de ações que combatem a exclusão no universo fashion: “A moda periférica existe, é potente e precisa ser acessível”.
Conteúdo do escritório
Os participantes terão contato com:
Contextualização da moda no DF
Concepção de um conceito
Moda e acessibilidade
Estilo Rap Fashion
Fazer croqui à costura
Curadoria para desfile
Vagas e público-alvo
Serão oferecidas 20 vagas, com 20% reservadas para PCDs. Podem se inscrever moradores maiores de 18 anos das seguintes regiões:
Ceilândia
Samambaia
Taguatinga
Recanto das Emas
Brazlândia
Riacho Fundo I e II
Sol Nascente/Pôr do Sol
Serviço
Oficina de Introdução ao Design de Moda
Inscrições: 11 a 18/07 (gratuitas)
Formulário: [ Link aqui ]
Resultado: 19/07
Aulas: 22/07 a 14/08 (terças e quintas, 15h-17h)
Local: Centro Cultural de Ceilândia (ao lado da estação Ceilândia Norte)