Projeto sociocultural Ninho das Artes abre inscrições para oficinas em creches da Estrutural

Projeto sociocultural Ninho das Artes abre inscrições para oficinas em creches da Estrutural

Com o objetivo de fortalecer as creches e formar agentes comunitários multiplicadores por meio de…

Com o objetivo de fortalecer as creches e formar agentes comunitários multiplicadores por meio de oficinas e feiras colaborativas, a ação inaugura segunda etapa no DF

O projeto “Ninho das Artes” está entrando em sua segunda etapa, celebrando os resultados positivos da primeira fase. Foram realizadas 100 capacitações em cinco oficinas no Recanto das Emas, que incluíram a criação de uma Feira Colaborativa e a apresentação de fábulas. Agora, é a vez das creches e comunidades da Cidade Estrutural se beneficiarem dessa iniciativa. A partir de 3 de julho, serão oferecidas atividades para as comunidades das creches São Francisco e Tia Tatá, na Estrutural. O projeto abrange desde atividades lúdicas para as crianças até oficinas de capacitação destinadas à comunidade.

O Ninho das Artes é promovido pelo Instituto Cidade Céu e patrocinado pela Neoenergia Brasília por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelo edital Transformando Energia em Cultura, da Neoenergia, o Ninho das Artes trabalha com os seguintes pilares: cultura, educação, trabalho e comunidades sustentáveis dentro das creches do Distrito Federal.

Durante o cronograma, a iniciativa oferecerá 100 horas/aula por Região Administrativa ao corpo da creche (monitores, merendeiros, professores, auxiliares e pais de alunos), contemplando conteúdos teóricos e práticos sob coordenação pedagógica. Para as crianças, haverá atividade lúdica, a fábula “O Coelho e o Casamento da Onça”, adaptada por Sérgio Maggio, do universo de fábulas de Monteiro Lobato.

À frente do Ninho das Artes, o produtor cultural e presidente do Instituto Cidade Céu, Jones Schneider, relata: “O Ninho das Artes estende e aprofunda os laços comunitários que já existem em torno dessas creches.“As oficinas realizadas no Recanto das Emas revelaram a possibilidade de ampliar o conhecimento das comunidades, favorecendo uma fonte de renda e disseminando os conceitos de reciclagem e consciência ambiental”, celebra.

Quanto à geração de renda nas comunidades atendidas pelas creches, o projeto buscará promover o crescimento econômico. Após a conclusão das oficinas, a comunidade administrará suas feiras colaborativas, com os produtos confeccionados durante as aulas. O presidente do Instituto Cidade Céu ressalta que a meta é revelar o potencial de agentes comunitários para integrar as oficinas e formar as feiras de maneira sustentável e consistente.

Ninho de novos saberes

O Ninho das Artes tem um foco especial na economia criativa. O projeto inclui oficinas formativas com produtos que podem ser facilmente disponibilizados em feiras colaborativas, usando os conceitos de reciclagem e consciência ambiental. Entre as oficinas, estão a confecção de brinquedos populares, a customização de roupas, artesanato e administração de feiras e bazares, contando com a participação de profissionais reconhecidos nas áreas de cultura e economia criativa no Brasil.

O palhaço Mandioca Frita ensinará professores, voluntárias e mães a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis, enquanto a estilista Fernanda Ferrugem proporá transformações de peças usadas por meio de diversas técnicas de recriação. A artesã Eliane Teixeira ensinará como criar peças com materiais acessíveis para comercialização em feiras e bazares. Já Ângela Francini vai ensinar como organizar um Bazar Cultural, e a Chef Alessandra Brandt ministrará a oficina de gastronomia e aproveitamento integral dos alimentos.

Participante do curso de artesanato, Adriana Souza ressaltou sua emoção com as novas habilidades usando as cores. Bordando ipês nos tecidos, a aluna e moradora do Recanto das Emas já preparou seu enxoval que será vendido na feira colaborativa. “Há muitas oportunidades para quem quer aprender. Aprendi novos pontos que bordarei lindas peças. Essa é uma chance de aprender, socializar e empreender”, considera.

Estilista de Brasília, Fernanda Ferrugem atua na moda da cidade há vinte anos. Professora do Ninho, ela conta que a sua parte é a customização, algo que sempre leva em seu trabalho. “Estou tendo a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos com essas mulheres e pessoas que participam. É um momento de criação, criatividade e interação na economia criativa, onde podemos ir transformando aos poucos, contribuindo para um mundo melhor e um planeta mais limpo. É uma verdadeira honra fazer parte desse movimento”, celebra Fernanda.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Implementados pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam ter paz e prosperidade. Estes são os objetivos para que possa atingir a Agenda 2030 no Brasil.

São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. De acordo com as premissas da Neoenergia, parceira da ONU no Brasil, o Ninho das Artes trabalha com quatro (ODS) – 4: Educação de Qualidade, 8:Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17: Parcerias e Meios e Implementação.

Serviço: Ninho das Artes

Etapa Estrutural

03 a 21 de julho – Creches São Francisco e Tia Tatá
“O Coelho e o Casamento da Onça”, dia 03 de julho, às 14:30 na Creche São Francisco e 16h30 na Creche Tia Tatá.

Oficinas:

💃 O projeto Ninho das Artes fortalece o trabalho das creches da cidade tem reserva de vaga gratuita para a comunidade da Estrutural

🔊 Ao final, os participantes vão participar da I Feira Ninho das Artes

📍Oficina de Artesanato de 3.7 a 7.7 , das 8h30 às 12h30, com Eliane Teixeira.

📍Oficina de Organização de Bazar Cultural/Feira, de 3.7 a 7.7, das 13h30 às 17h, com a coordenadora de exposições Angela Francini

📍Oficina de Gastronomia Integral de Alimentos de 10.7 a 14.7, das 8h30 às 12h30, com a chef Alessandra Brant

📍Oficina de Customização de Roupas, de 10.7 a 14.7 das 13h30 às 17h, com a estilista Fernanda Ferrugem

📍Oficina de Construção de Brinquedos Criativos de 17.7 a 21.7 das 13h30 às 17h, com o palhaço Mandioca Frita.

As oficinas serão realizadas na Creche da Tia Tatá (em Santa Luzia).

☘️ Este projeto tem recursos da Lei de Incentivo à Cultural do Distrito Federal e patrocínio da Neoenergia Brasília.