Projeto Quitanda Cultura e Saberes - Foto Divulgação

Projeto Quitanda Cultura e Saberes Inicia com Atividades Gratuitas em Brasília

O projeto Quitanda Cultura e Saberes será lançado neste sábado, 9 de novembro, a partir…

O projeto Quitanda Cultura e Saberes será lançado neste sábado, 9 de novembro, a partir das 16h, na Casa Luz de Yorimá (905 Norte). A iniciativa, que se estenderá até o final de novembro, promoverá uma série de atividades culturais e artísticas com foco nas expressões da cultura afro-brasileira e das periferias.

O evento busca conectar territórios e tradições por meio de oficinas, apresentações, exposições e sessões de filmes. A abertura contará com a participação de Marcelo Cuhexê, diretor do documentário “Levante pela Terra”, e Luiz Alves, fotojornalista com 35 anos de experiência no registro de expressões das religiões afro-brasileiras.

A programação cultural incluirá uma apresentação do grupo Jongo do Cerrado, liderado pelo capoeirista Apoena Machado, e shows do rapper Japão (Viela 17). Haverá também uma batalha de MCs com o projeto A Arte de Rimar, com Nenzin MC e Biro Ribeiro.

Idealizado por Mãe Leila – Auaracyara, presidente da Casa Luz de Yorimá, o projeto tem como objetivo levar manifestações culturais da periferia ao centro de Brasília, um espaço historicamente com acesso limitado às culturas negras, e vice-versa.

“Nosso projeto rompe muros invisíveis que existem entre o centro e a periferia. É uma forma de reafirmar que esses territórios têm potência, cultura e história”, destaca Mãe Leila – Auaracyara.

O nome do projeto é uma homenagem às quitandeiras, mulheres negras que atuaram como empreendedoras no comércio ambulante, especialmente nos períodos colonial e imperial. Elas vendiam alimentos para sustentar suas famílias e, muitas vezes, para libertar a si mesmas ou outras pessoas negras escravizadas.

“As quitandeiras faziam esse mesmo caminho: do centro para a periferia, acolhendo, vendendo, resistindo. Nosso projeto carrega esse espírito de luta, de cuidado e de ancestralidade”, pontua Mãe Leila – Auaracyara.

Sobre a Casa Luz de Yorimá

A Casa Luz de Yorimá é um Ponto de Cultura e Terreiro de Umbanda que atua na valorização da diversidade religiosa e cultural. Mesmo após ter sofrido uma derrubada, o espaço se mantém como um importante polo de resistência no Distrito Federal. “O espaço cultural é onde contamos e ouvimos histórias. Quando conhecemos as pessoas e suas trajetórias, a gente rompe com o preconceito e previne violências”, finaliza Mãe Leila – Auaracyara.

O projeto Quitanda Cultura e Saberes conta com o apoio da senadora Leila do Vôlei. O cronograma completo de atividades será divulgado pela Casa Luz de Yorimá.

DATAS

ATIVIDADES

09 de agosto

Abertura do projeto

06 de setembro

Exposição fotográfica

19 de setembro

Apresentação Martinha do Coco

26 de setembro

Exibição do filme Levante pela Terra, de Marcelo Cuhexê

4 de outubro

Exibição de filme

11 de outubro

Apresentação Cultural – Jongo

8 de novembro

Apresentação Batalha de Rima Mulheres

15 de novembro

Apresentação/oficina de dança

29 de novembro

Exposição fotográfica

Serviço

Projeto Quitanda Cultura e Saberes
Abertura: 09 de agosto, a partir das 16h
Local: Casa Luz de Yorimá (905 Norte, Brasília-DF)
Entrada gratuita