Foto DIvulgação

Pró-Comunidade: Instituto do Carinho e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda abrem inscrições

A ação oferece capacitação para 180 pessoas a partir de 16 anos, incluindo certificação e…

A ação oferece capacitação para 180 pessoas a partir de 16 anos, incluindo certificação e suporte para inserção no mercado de trabalho

O Instituto do Carinho de Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), anunciou o lançamento do edital para o projeto Pró-Comunidade de Capacitação. Este programa gratuito tem como objetivo oferecer treinamento em Panificação e Confeitaria para membros da comunidade em situação de vulnerabilidade social, com inscrições disponíveis através do site oficial da SEDET (https://www.sedet.df.gov.br/) ou na própria sede do instituto – QNN 5, Conjunto O, Casa 15, Ceilândia Norte. Estão previstas 180 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos nas cidades de Ceilândia e Sol Nascente.

Com o propósito de fornecer cursos de qualificação gastronômica para essas comunidades, o projeto busca impulsionar geração de emprego, renda e foco no empreendedorismo, visando a inserção e a permanência no mercado de trabalho ou o estímulo ao empreendedorismo no setor gastronômico local. A primeira fase do programa está agendada para iniciar em 25 de março, com uma cerimônia que contará com a presença de autoridades, alunos inscritos e atrações culturais.

As aulas, que abrangerão todo o processo de panificação e produção de iguarias doces e salgadas, serão realizadas na cozinha industrial do Instituto do Carinho, com turmas de até 30 alunos nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo, serão oferecidos três ciclos de cursos, com certificação e orientação para o cadastro de emprego no setor de panificação.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, o projeto Pró-Comunidade não apenas proporciona novas oportunidades de emprego, mas também estimula o surgimento de novos empreendimentos gastronômicos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.

“Estamos iniciando um novo ciclo de experiências e aprendizado, abrindo portas para o conhecimento, capacitando profissionalmente e promovendo descobertas que poderão levar à inserção no mercado de trabalho”, enfatiza.

Como anfitrião do projeto, o Instituto do Carinho, conhecido por seu trabalho de acolhimento institucional de crianças e adolescentes no DF, abraça esta oportunidade de integração com a comunidade local. Com um histórico de engajamento comunitário, empoderamento individual e transformação social, a equipe do instituto vê esta iniciativa como uma chance de acesso ao mercado de trabalho para as comunidades vizinhas.

O Diretor do Instituto do Carinho, Mc Arthur Camargo, destaca que o projeto representa um avanço significativo em direção à inclusão e ao fortalecimento da comunidade local. “Para nós, este projeto é mais do que uma simples oportunidade de capacitação. É uma verdadeira chance de integração comunitária, empoderamento individual e transformação social. A gastronomia não é apenas uma forma de arte culinária, mas também uma porta de entrada para o mercado de trabalho e o empreendedorismo”, celebra João.

Projeto: Inscrições abertas para o Pró-Comunidade

Inscrições gratuitas de 11 a 17 de março pelo site: https://www.sedet.df.gov.br/
Plantão de inscrições na sede do instituto: QNN 5, Conjunto O, Casa 15, 72225-063, Ceilândia Norte.
Público-Alvo: Residentes de Ceilândia e Sol Nascente em situação de vulnerabilidade social, a partir de 16 anos.
Início das Aulas: 25 de março
Iniciativa: Instituto do Carinho de Ceilândia e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET).