Foto Créditos: Moa Almeida

Preta Gil Morre aos 50 Anos Após Luta Contra o Câncer

A cantora, compositora e empresária Preta Gil faleceu aos 50 anos neste domingo (20). A…

A cantora, compositora e empresária Preta Gil faleceu aos 50 anos neste domingo (20). A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Preta Gil estava em Nova York, nos Estados Unidos, onde realizava tratamento contra um câncer colorretal.

O câncer foi diagnosticado em janeiro de 2023 e entrou em remissão no final do mesmo ano. No entanto, em agosto de 2024, a doença retornou em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Preta Gil buscou uma segunda opinião no exterior e foi submetida a uma cirurgia de 20 horas em 19 de dezembro para a retirada dos tumores. Filha de Gilberto Gil, a artista deixa um filho, Francisco, de 28 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 7.

Ao longo de seu tratamento, a cantora compartilhou a rotina de exames, internações e cirurgias com seus fãs, abordando tanto as pequenas vitórias quanto os reveses, como um choque séptico grave e o fim de seu casamento devido a uma traição. Em agosto de 2023, ela passou por uma cirurgia de 14 horas para extirpar o tumor e realizar uma histerectomia total abdominal. No ano seguinte, revelou que precisou amputar o reto.

No final de novembro de 2023, Preta Gil anunciou que voltaria ao hospital para reverter a ileostomia realizada na primeira operação, compartilhando mais uma etapa de sua jornada contra a doença com o público.

Em 2024, após a volta do câncer, ela iniciou uma nova rodada de quimioterapia que não apresentou os resultados esperados. Diante disso, a artista buscou alternativas de tratamento em outros países, consultando-se no Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), nos Estados Unidos, um hospital de referência em oncologia.

Legado e Carreira

Preta Gil utilizou sua voz para defender suas convicções, não apenas por meio de suas músicas, mas também nas redes sociais, entrevistas e shows. Ela abraçou bandeiras como a luta contra o racismo, a gordofobia, os direitos das mulheres e da comunidade LGBT+. Sua própria imagem, como ela gostava de lembrar, ia contra os padrões: “uma mulher preta, gorda, bissexual”, disse à Quem em 2022, ao completar duas décadas de carreira.

Nascida em uma família de grandes nomes da MPB, Preta era a quarta dos oito filhos de Gilberto Gil e afilhada de Gal Costa. Ela tinha tatuado no braço “Drão”, apelido de sua mãe, Sandra Gadelha, e título de uma das músicas de seu pai. Com 28 anos, após um processo de autodescoberta, lançou-se como cantora com o álbum Prêt-à Porter.

Preta Gil deixa um legado de alegria, transformação e amor próprio.