Nova camisa do Corinthians - Foto Divulgação

“Preso” pela Geopolítica: José Martínez revela que crise na Venezuela trava seu visto e o impede de jogar pelo Corinthians

José Martínez Quebra Silêncio Sobre Ausência no Corinthians e Explica Problemas com Passaporte O volante…

José Martínez Quebra Silêncio Sobre Ausência no Corinthians e Explica Problemas com Passaporte

O volante venezuelano José Martínez utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (21/01) para esclarecer os motivos de sua ausência no Corinthians neste início de temporada. O jogador, que está na Venezuela há quase um mês, explicou que questões burocráticas ligadas à instabilidade política em seu país de origem estão impedindo sua renovação de passaporte e, consequentemente, seu retorno ao Brasil.

Instabilidade na Venezuela e Visto de Trabalho

Em nota oficial, Martínez detalhou que a renovação do documento é essencial não apenas para a viagem, mas para a manutenção de seu visto de trabalho em território brasileiro. “Recentemente, meu país passou por um processo de ruptura inesperada no Governo. Isso dificulta o acesso a serviços básicos, o que vem atrasando a renovação do meu passaporte”, pontuou o atleta.

O volante fez questão de ressaltar que mantém contato frequente com a diretoria e a comissão técnica alvinegra, que estão cientes de todos os trâmites. “Sou um empregado do Corinthians, clube que defendo com toda a minha raça e amor. Estaria muito mais feliz se tivesse iniciado a temporada junto aos meus companheiros”, afirmou.

Impacto no Elenco e Expectativa de Retorno

Devido ao imbróglio documental, José Martínez já desfalcou o Timão nos três primeiros jogos de 2026 (contra Ponte Preta, RB Bragantino e São Paulo). O jogador também está fora do clássico contra o Santos nesta quinta-feira e dificilmente será relacionado para a partida contra o Velo Clube, no domingo.

A expectativa do estafe do jogador e do clube é que a situação seja regularizada a tempo de Martínez retornar ao Brasil até o fim desta semana para se reapresentar aos treinamentos no CT Joaquim Grava.

Confira a nota de José Martínez na íntegra:

“Escrevo essa nota para me posicionar a respeito das diversas matérias que estão sendo veiculadas no Brasil a meu respeito. Inicio explicando: sou venezuelano e, recentemente, meu país passou por um processo de ruptura inesperada no Governo. Isso, é claro, dificulta o acesso a serviços básicos prestados pelos órgãos da Venezuela, o que vem atrasando a possibilidade de renovação de meu passaporte.

Além de ser um documento de viagem, meu passaporte é o que me dá direito a atuar no Brasil, com meu visto de trabalho, e viajar internacionalmente para defender a camisa do Corinthians. Deixo claro que a comissão técnica e diretoria do Corinthians têm total ciência de todos os passos que estou tomando. Em breve estarei de volta a fazer o que mais amo por esse gigante clube.”