Kaê Guajajara explora ‘ancestralidade e futuro’ em ritmos dançantes no novo álbum, “Zahytata”

Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 resgata ancestralidade com arte e música em sua 6ª edição

Cerimônia reunirá apresentações de BK, Carlinhos Brown, Kaê Guajajara, MC Soffia, Liniker, Linn da Quebrada,…

Cerimônia reunirá apresentações de BK, Carlinhos Brown, Kaê Guajajara, MC Soffia, Liniker, Linn da Quebrada, Marvilla e Teresa Cristina

Com inspiração nas mitologias indígenas e africanas, o Prêmio Sim à Igualdade Racial, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) este ano aborda o tema “Origens e Raízes” em um espetáculo que reunirá performances de dança, números musicais, homenagens e vídeo arte. A premiação será transmitida no dia 26 de maio, sexta-feira, a partir das 19h30 no Multishow, e domingo (28) na TV Globo após o Fantástico, além do canal do ID_BR no Youtube.

A convite do Diretor Geral do SIR 2023, Tom Mendes, e da Diretora Executiva e fundadora do Instituto, Luana Génot, o diretor artístico Rodrigo Pitta, o diretor musical Pretinho da Serrinha e o diretor de fotografia Henrique Salles assumem o comando da cerimônia e produzem apresentações musicais que contam com canções originais, além de homenagear grandes nomes da música popular brasileira de origem negra e indígena. Bianca Caruso completa o time artístico, na direção de produção.

Toda a cerimônia musical é dividida em quatro blocos. O prólogo do espetáculo, “Gênesis, a origem do povo brasileiro” conta com a participação dos rappers BK, Mc Soffia e Owerá e faz críticas à casos de injúria racial e racismo ambiental que ocorrem no País. A mensagem por trás do primeiro bloco da premiação faz convite para que todos retornem às suas origens e se conectem com a ancestralidade para entender melhor os rumos da História. Durante a performance, os artistas vestem os “Óculos da Ancestralidade”, obra de arte Cety Soledad.

Em seguida, o surgimento dos diversos povos que compõem o Brasil é reverenciado com a presença do pensador indígena Ailton Krenak, com uma referência ao mito do guaraná e o mito da vitória régia, interpretada por Kaê Guajajara. O primeiro bloco também conta com Linn da Quebrada interpretando o rap Manifesto Diáspora, de Rodrigo Pitta.

O pianista Johnathan Ferr e a cantora Liniker, vencedora do Grammy Latino, além de estarem presente na abertura do show, também fazem parte do primeiro bloco do espetáculo, em uma belíssima apresentação da canção “Raça Humana” de Gilberto Gil. A mistura de arte e tecnologia pode ser vista na apresentação com a uma grande árvore virtual, a Baobá, conhecida como árvore da vida.

O primeiro bloco “Mãe África”, baseado no pilar de Cultura do Prêmio, faz homenagem às figuras de religiões africanas como Iemanjá, além ilustrar a África como continente mãe. A força da simbologia de personalidades negras tem homenagens emocionantes a dois ícones brasileiros: a jornalista Glória Maria e o ex-atleta Pelé. Negra Li comandará a homenagem musical à jornalista junto das cantoras Linn da Quebrada, Eliana Pittman, Marvilla, Teresa Cristina e Kinnie, em um cenário cercado de imagens de Glória.

Já a homenagem ao Rei do Futebol reunirá dança e esporte em uma apresentação de Pablinho Fantástico e Os Criaz. Os grandes momentos da carreira de Pelé poderão ser vistos em imagens grandiosas no cenário.

Seguindo o pilar de Educação, “Raíz da Nossa Terra” se espelha em espetáculos da Broadway. Focado na cultura indígena, a canção “Céu de Jacy”, composta por Rodrigo Pitta e Thaline Karaja, traz uma performance de bailarinos que recriam o mito da Lua. Nomes contemporâneos de artistas indígenas como Juyè e Owerá marcarão presença no bloco.

A performance de ballet “Pindorama” traz e à tona a questão: “Sem demarcação, não há Democracia”, e representa a luta e as dores da causa indígena. Um alerta para toda a sociedade. O ballet contemporâneo contará com trilha sonora original especial.

“Axé Tupã”, o terceiro bloco do programa, une as duas culturas. Seguindo o pilar de Empregabilidade, conta com três apresentações: a primeira, com a música “Lucro” de Russo Passapusso, com participação de Kandu Puri, dá ênfase à desigualdade social, racial e a distribuição injusta do lucro na sociedade brasileira. “Refazenda” de Gilberto Gil, será interpretada por Millie e Katu Mirim, enquanto Carlinhos Brown e Edvan Fullni- ô interpretam a canção “Quixabeira”, que traz sons da natureza de forma sinestésica.

“A escolha da canção que fala de belezas naturais, serve para relembrar ao povo brasileiro, que os povos originários são mais de 365 e não apenas um só, como o pensamento colonizador ofereceu aos brasileiros como narrativa histórica” explica Tom Medes, diretor geral da cerimônia.

O último bloco, “O Mensageiro” contará com número musical glamuroso. Exu surge no palco como um grande mensageiro, e faz analogia a outros grandes nomes de personalidades negras históricas como Nelson Mandela, Martin Luther King, Fela Kuti, Barack Obama. Exu também traz a reflexão sobre caminhos futuros, após o passeio por histórias de origens. No encerramento, os artistas Icaro Silva, Bukassa Kabenguele e Dreyson Menezes vestem novamente os óculos da ancestralidade reforçando a ideia de se conectar suas Origens & Raízes.

Ficha técnica:

Realização: ID_BR
Direção Geral: Tom Mendes
Direção Artística: Rodrigo Pitta
Direção Musical: Pretinho da Serrinha
Direção de Fotografia: Henrique Salles
Diretora de Produção: Bianca Caruso
Produção: AVENTURA
Comunicação e Marketing: Aline Silva
Roteirista principal: Renata Andrade
Mesa de Roteiro: Taís Pontes, Kandú Puri e Raquel Ramos
Figurinista: Day Molina
Produção Executiva ID_BR: Paloma Almeida

O Prêmio ‘’Sim à Igualdade Racial” 2023 tem como patrocinador premium e coapresentador a Gerdau. Mover, Itaipu, Ifood, Coca-Cola e Banco do Brasil são patrocinadores ouro; Pepsico, Yara, Assaí, Magazine Luiza e Fundação Tide Setubal são patrocinadores prata; Suzano, Instituto Coca-Cola, L’Oréal, BID – Banco Interamericano e Cultura Preta são apoiadores. Com parceria de Hotel Selina e Better Drinks. E os parceiros de mídia são: Teatro Riachuelo, Canal Multishow, TV Globo e Mundo Negro. A produção é da Aventura.

Para saber mais sobre o Prêmio, basta acessar o site: Link