
Prêmio Profissionais da Música anuncia homenageados da 8ª edição
Alaíde Costa, Irlam Rocha Lima, Itamar Assumpção (in memoriam), Reco do Bandolim, Ruy Cezar Silva…
Alaíde Costa, Irlam Rocha Lima, Itamar Assumpção (in memoriam), Reco do Bandolim, Ruy Cezar Silva (in memoriam) e Solange Cesarovna serão realizados no evento que acontece, em junho, na capital do Brasil
De 26 a 28 de junho, Brasília será, novamente, palco do Prêmio Profissionais da Música — PPM. Em sua 8ª edição, celebra nomes fundamentais da cena musical brasileira, africana e latino-americana e abre caminhos para além do cenário nacional. A edição marca uma virada na história do PPM, com ações estratégicas de internacionalização. A programação incorpora a comemoração dos 50 anos de independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa — PALOP, e realiza o 1º Prêmio Latino-americano, em parceria com a Asociación para el Desarrollo de la Integración de la Música Iberoamericana — ADIMI, e a Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica — REDPEMIB. Desta forma, a edição atua para conectar o Brasil aos mercados africanos, latino-americanos e ibéricos, promovendo trocas, reconhecimentos e circulação internacional entre seus profissionais da música.
Em 2025, as honrarias dos segmentos Produção , Criação , Convergência e Educação vão, respectivamente, para: Alaíde Costa , cantora e compositora de sensibilidade rara e uma das grandes vozes da música brasileira; Itamar Assumpção (in memoriam), referência incontornável da Vanguarda Paulista, por sua obra autoral disruptiva e poética; Irlam Rocha Lima, jornalista cultural com quase cinco décadas de dedicação à valorização da cena musical; e Reco do Bandolim, músico, educador e fundador do Clube do Choro de Brasília, reconhecido como importante difusor desse estilo musical 100% brasileiro. Às temáticas oficiais, somam-se duas especiais. Na América Latina, a reverência destaca Ruy Cezar Costa Silva (in memoriam), artista, educador e articulador cultural brasileiro que liderou a produção latino-americana aos palcos do mundo; e, nos PALOP, Solange Cesarovna, uma das maiores vozes da música cabo-verdiana contemporânea, recebe uma homenagem.
Com 202 categorias, incluindo 4 voltadas para a América Latina, o PPM reafirma seu compromisso com a diversidade, a criação e a valorização dos profissionais da música e reforça sua vocação de seguir abrindo frentes e possibilidades de entrosamento entre os profissionais — onde quer que eles se encontrem — da música — onde quer que ela ecoe.
A programação completa será divulgada em breve, juntamente com informações sobre a 4ª Feira da Música Independente e o lançamento da Academia dos Profissionais da Música, que acontecerão, simultaneamente, ao PPM. Por enquanto, fica o convite para que todos celebrem esses grandes nomes e se preparem para uma edição que promete fazer história.
O Prêmio Profissionais da Música é/foi realizado com recursos do Programa Conexão Cultura e do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.