Por que os jovens se identificam tanto com a poesia

Por que os jovens se identificam tanto com a poesia

Coisas que Guardei pra Mim é um livro de poemas e ganha novos leitores todos…

Coisas que Guardei pra Mim é um livro de poemas e ganha novos leitores todos os dias. Qual será o motivo de tanta identificação com o público jovem? Sua autora dá o caminho das pedras.

Autora de um dos livros mais vendidos em 2022, Samara Buchweitz fala diretamente com o leitor jovem e usa como linguagem a poesia. Recebe compartilhamentos de seus conteúdos todos os dias e está prestes a lançar seu segundo título. Para ela, a poesia surgiu como um meio de traduzir as emoções em versos, mas ela nunca imaginou que, com isso, fosse tocar o coração de tantas pessoas.

“Eu escrevi Coisas que Guardei pra Mim como um desabafo, uma forma de cura, um meio de tirar do meu peito sentimentos e emoções que estavam tomando muito espaço. O que eu recebo hoje são compartilhamentos online de centenas de leitores que se identificam muito com o que eu escrevi e que relatam passarem pelo mesmo. Acredito que seja esse o principal motivo de tanta gente se conectar com a poesia, ela traduz os sentimentos de uma forma mais próxima ao que realmente sentimos”, reflete Samara.

Segundo ela, com a prosa, a tradução é mais mental: “quando você ‘explica’ um sentimento, isso acontece do jeito que ele parece pra você e para cada pessoa será diferente. A poesia, acredito, permite que a gente só sinta, sem precisar explicar o que é difícil de entender”.

Para quem segue Samara nas redes sociais e para quem já leu seu livro, a poesia pode ser um desabafo: “eu comecei a escrever ‘Coisas que Guardei’ depois de um rompimento amoroso. Talvez essa seja a experiência mais comum quando somos muito jovens e nos desiludimos facilmente”, lembra a autora, que deve lançar Coisas que Guardei pra Mim 2 no começo de 2023.

A ideia é ir ainda mais fundo, falar com um público um pouco mais adulto e seguir traduzindo emoções com palavras, usando os versos como ferramenta: “a poesia não deixa de ser uma linguagem mais livre e que permite imprimir emoção de uma forma muito crua. E é isso que os leitores podem esperar do próximo livro”, finaliza.

 

Onde ler Samara Buchweitz

Coisas que Guardei pra Mim – link Amazon