Pais que tiveram livros lidos para eles na infância, também leem mais para os filhos, diz estudo

71% dos entrevistados que tiveram livros lidos para eles, quando eram crianças, afirmaram ler para…

71% dos entrevistados que tiveram livros lidos para eles, quando eram crianças, afirmaram ler para os filhos

Vários são os benefícios atrelados ao hábito dos pais lerem para os filhos: a leitura para as crianças é vista como uma forte aliada no desenvolvimento da concentração, memorização, raciocínio e aumento do vocabulário. Através das histórias, os pequenos também entenderiam melhor como lidar com os próprios sentimentos e verbalizá-los, além de se colocarem no lugar dos personagens, compreendendo lições morais importantes sobre empatia, respeito e amor.

E, relacionado ao tema, o último estudo realizado pela Famivita constatou que esse parece ser um costume que atravessa gerações, posto que 71% dos entrevistados que tiveram livros lidos para eles na infância, afirmaram ter esse hábito com seus filhos. Por comparação, apenas 40%, entre aqueles que os genitores não apresentavam esse costume, estão fazendo isso para os pequenos.

A pesquisa verificou, igualmente, que ler para os filhos não faz parte da rotina de 55% dos lares brasileiros. Todavia, entre os pais que leem para os filhos, 59% o faz duas vezes por semana ou com uma frequência menor, sendo que apenas 25% dos entrevistados revelaram que diariamente leem para os pequenos.

Em detalhes, os dados coletados mostraram que 16% dos entrevistados leem para os filhos três vezes por semana; 11% o faz duas vezes nesse período de tempo; 27% opta por fazê-lo somente uma vez por semana; e 21% disseram ler para os filhos com uma regularidade ainda menor.

No que se refere às localidades, foi registrado que o Amapá é o estado onde mais filhos tiveram livros lidos pelos pais, com 46% respondendo positivamente. Em São Paulo e no Distrito Federal, este número foi de 24%. Já em Pernambuco e no Espírito Santo, 14% e 16%, respectivamente, disseram que seus genitores tinham o costume de ler para eles.

Ambiente propício 

No fim da década de 1990, o fundador de uma das maiores multinacionais de tecnologia do mundo, Bill Gates, disse que seus filhos teriam computadores, mas primeiro teriam livros. Isso corrobora quão essenciais continuam sendo essas publicações e seu estímulo à imaginação humana, especialmente em nossa época, quando todos estamos cercados por smartphones e sua promessa de entretenimento rápido.

Contudo, de acordo com especialistas no assunto, para que o hábito de ler seja criado nos infantes, é fundamental que haja um ambiente propício, que as histórias possam ser contadas de maneira lúdica e interessante. Passear em livrarias e conhecer livros novos, bem como trazer diferentes estilos literários para o universo familiar, também é de grande importância.