Coalizão de Organizações do Movimento Negro lança campanha em celebração dos 10 anos da Lei de Cotas no Brasil

ONGs lançam campanha em celebração dos 10 anos da Lei de Cotas no Brasil

O objetivo é defender a continuidade da Lei no país, que pode sofrer uma revisão…

O objetivo é defender a continuidade da Lei no país, que pode sofrer uma revisão em 2022

Idealizada pelas organizações Perifa Connection e Coalizão Negra por Direitos, a campanha Cotas Raciais tem como objetivo defender a continuidade da Lei de Cotas dentro das Universidades Públicas e Institutos Federais no Brasil. A Lei, que completa 10 anos em 2022, é uma forma de reparação histórica para a população negra, principalmente em um período com eleições e com grandes expectativas para mudanças políticas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Lei de Cotas possibilitou o aumento da proporção de pessoas pretas ou pardas (que compõem a população negra no país) cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras. Em 2018, esse número chegou a 50,3%, apesar desta parcela da população representar 55,8% dos brasileiros.

“Eu realizei o maior sonho da minha vida, que, com certeza, era ser uma pessoa graduada. Meu avô era analfabeto, mas ele me dizia que eu era uma pessoa diferente, e hoje eu posso dizer que ele estava certo. O sistema de cotas não existe porque não temos capacidade intelectual, e sim para que nós, pessoas pretas, possamos ter uma base de vida, o que não tivemos até agora”, conta Gipsy Ramos, cirurgiã dentista.

Segundo o artigo 7º da Lei, após 10 anos de vigência dessa política pública, ela deveria passar por uma revisão. Entretanto, não ficou estabelecido como deve ser feita e nem determinado o que aconteceria caso não seja apresentada nenhuma alteração. Diante da relevância do tema e da determinação estabelecida pela própria legislação, inúmeros projetos de lei já tramitam no Congresso Nacional. Alguns propõem alterações e ajustes, outros ampliam o prazo em que o texto deve permanecer em vigor, da forma como está agora.

“Essa união de várias organizações tem o objetivo de continuar e fortalecer a reivindicação para que a população negra permaneça ocupando espaços nas universidades e institutos federais no país. É um direito adquirido e não podemos aceitar retrocessos”, diz Luciana Travassos, mobilizadora da ONG NOSSAS.

A Lei de Cotas, nº 12.711, sancionada no dia 29 de agosto de 2012, prevê que 50% das vagas em universidades e institutos federais sejam direcionadas para negros e indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

“Ter um diploma na mão é importante para conseguir quebrar essa barreira da zona do não ser em que as pessoas negras se encontram no Brasil. Entendemos, então, que a cota racial foi essencial para mudar o lugar social em que nós, negros, nos encontramos.”, conta Thux Nascimento, estudante de direito da UFRJ e integrante do PerifaConnection.

Além do Perifa Connection e da Coalizão Negra por Direitos, participam da campanha também a ONG NOSSAS, o Observatório do Conhecimento, a Conectas Direitos Humanos e outras organizações do Movimento Negro de vários cantos do país. Para obter mais informações, incluindo os próximos passos e ações da campanha, basta se inscrever no site: www.cotasraciais.org.