“O Canto da Raça”: roda de samba realiza duas edições no mês de novembro antes de circular por outras regiões da cidade de SP

Com nova edição marcada para o dia 27 de novembro, último domingo do mês às…

Com nova edição marcada para o dia 27 de novembro, último domingo do mês às 13h. A roda de samba “O Canto da Raça” diz até logo para o CDC Curitiball, localizado no bairro da Freguesia do Ó. O clima de despedida teve uma edição especial no feriado do dia 15 de novembro, terça-feira, para não deixar o fiel público da Zona Norte com tanta saudade enquanto a roda transita por outros pontos da cidade. Foi escolhido o último domingo deste mês para mais uma canja ou melhor feijoada, abordando a Consciência Negra como tema principal do evento. A escolha em irradiar seu canto por todas as regiões de São Paulo faz parte de um sonho do coletivo em tornar o trabalho cada vez mais reconhecido por todos. 

Para as novas edições que estão por vir a expectativa está alta “Nos agrada muito a oportunidade de levar o samba e “O Canto da Raça” para os quatro cantos da cidade, assim as pessoas vão poder nos conhecer e entrar em contato com a nossa cultura e os trabalhos que já desenvolvemos na cidade de São Paulo” explica Fernando de Paula idealizador do evento. 

O evento realizado no dia 15 contou com a típica roda de samba e também com a discotecagem dos DJs Hércules e Gandaia, reproduzindo clássicos do “Samba Rock”, “Flash Back” e “Charme” colocando a galera para dançar junto. Todo esse movimento já é uma característica do evento que nos últimos eventos realizou ações para conectar seu público muito semelhantes a essa “Na edição de Setembro fizemos uma homenagem a São Cosme Damião e Doum que são os padroeiros das crianças, edição onde entregamos saquinhos de doces para as crianças que marcaram presença. Já em outubro rolou o Outubro Rosa, evento em que recebemos diretamente do Rio de Janeiro a cantora Marcelle Motta, artista que tem participação com Jorge Aragão e um feat com Mart’nália na música “Se Eu Pudesse”  nos explica Fernando

Essas ações têm sido uma característica do coletivo, que nesse percurso também desenvolveu um projeto social que distribui absorventes para aproximadamente 500 meninas e mulheres da região da Zona Norte. A distribuição desse material está sendo realizada em parceria com a CUFA, organização social do bairro da Brasilândia. Ações como essas demonstram a preocupação do coletivo com questões emergentes que afetam sua comunidade, como a da importância da dignidade menstrual.

Para o próximo evento, no dia 27 de novembro, podemos esperar o mesmo engajamento do coletivo nesse mês de novembro que não nos fala apenas sobre comemoração, mas também de fortalecimento da comunidade negra. A roda de samba do último domingo do mês contará com uma deliciosa feijoada para preparar e deixar os convidados cheios de energia para gastar na roda de samba mais animada e contagiante da Zona Norte e os aniversariantes do mês terão entrada gratuita com direito a acompanhante. Enquanto eles se despedem, por hora, do seu território podemos esperar para o próximo mês e para o 1° semestre de 2023 um ano muito animado e cheio de novidades, com a presença marcada em novos lugares da cidade, como casas de cultura, quilombos urbanos e com propostas inovadoras no apreço e na disseminação da cultura negra, como oficinas de dança afro e percussão.   

SERVIÇO

Data e horário: 27 de novembro, às 13h

Local: CDC Curitiball 

Rua Pascoal da Costa, 4 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP

Entrada: Um pacote de absorvente ou R$ 10,00

Mais informações sobre o evento em: https://www.instagram.com/ocantodaraca/

Sobre O Canto da Raça

A Roda de Samba do Canto da Raça foi idealizada por Fernando de Paula. Sua primeira edição aconteceu em agosto de 2019. A roda de samba acontece religiosamente uma vez ao mês como uma forma de resistência, para manter vivos os bambas do samba e a chama acesa, homenageando grandes nomes do samba como Fundo de Quintal, Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Roberto Ribeiro, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão entre outros grandes. O evento conta com músicos moradores da cidade de São Paulo e resgata a atmosfera das rodas de samba onde a palma e a voz do público se sobressaem fazendo o “show” acontecer. Paralelamente, também expande a cultura do samba de raíz e aprimora o conhecimento de músicos e instrumentistas nos arredores da capital paulista. O evento já recebeu grandes nomes do samba e da música popular brasileira, como Luciano Bom Cabelo,  Fred Camacho,Toninho Geraes, Marcelle Motta e Pedrinho da flor. Nesses três anos de estrada, o Canto da Raça diverte, ensina e fomenta trabalho e renda de forma direta e indireta, em 21 edições, com média de público de 700 pessoas e cerca de 40 colaboradores diretos e indiretos. Em 2023, o objetivo é expandir o público e as zonas de atuação em São Paulo, além de colaboradores da feira afroempreendedora em até 30%, atingindo a marca de 900 participantes e 55 colaboradores.

Instagram | Facebook