
O b-boy japonês Hiro-10 e a b-girl Stefani, da Inglaterra, são os vencedores do Breaking do Verão 2026
A competição mundial aconteceu neste domingo, 25/01, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro O…
A competição mundial aconteceu neste domingo, 25/01, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro
O Breaking do Verão realizou a sua 5ª edição ontem, em arena montada na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Após intensas batalhas nacionais e internacionais com muito hip-hop, o b-boy japonês Hiro10, que em 2024 havia conquistado a segunda posição do BDV, consagrou-se o grande campeão de 2026. Já na categoria feminina, a ucraniana b-girl Stefani, baseada em Londres, fez sua estreia na competição e conquistou o troféu.
A casa na Lapa recebeu pelo segundo ano consecutivo o evento, que contou com quatro dias de programação. O público compareceu e vibrou com o espetáculo, que reuniu nomes de diversas partes do país e do mundo. Os atletas deram show no tablado com muita técnica, musicalidade e originalidade. Os vencedores também levaram para casa um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 20 mil Reais cada.
A final de b-boys foi disputada entre Hiro10 e o russo Bumblebee. Já na categoria b-girl, a disputa ficou entre Stefani e a russa Vavi, campeã do Breaking do Verão em 2025.
O time de jurados foi composto pelos b-boys brasileiros Migaz e Rudá, além dos b-boys internacionais Lilou, da França, Lego, dos Estados Unidos, além da b-girl belga Madmax.
Antes das disputas finais, com o intuito de democratizar ainda mais a prática e dar oportunidade a praticantes de breaking de diferentes regiões do país, o Breaking do Verão realizou eliminatórias – chamadas de “Cyphers” – pela primeira vez em Recife/PE e Salinópolis/PA , além de Porto Alegre/RS, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ.
A grande novidade para edição 2026 foi a criação da Prova de Fogo, que foi disputada pelos 12 melhores da Cypher Rio com os vencedores das eliminatórias. Os três melhores b-boys e b-girls da Prova de Fogo se juntaram aos 13 convidados para a disputa do Mundial.