(Philip Haji-Touma, artista, empreendedor e idealizador do projeto

Novo Centro de Artes Ocupa Prédio Icônico em SP e Promete Transformar o Circuito Cultural

Um novo centro cultural nasce no coração de São Paulo com a inauguração do Espaço…

Um novo centro cultural nasce no coração de São Paulo com a inauguração do Espaço República. Localizado em um prédio histórico na icônica Avenida São Luís, o projeto ocupa cinco andares com a proposta de criar um ecossistema completo para a criação e exibição artística, transformando o circuito das artes na cidade.

Da Lógica Corporativa ao Universo da Criação

Idealizado por Philip Haji-Touma, o Espaço República nasceu da visão de suprir a carência de locais que ofereçam uma estrutura profissional para artistas. A transformação do prédio, que antes abrigava conjuntos corporativos, começou durante a pandemia. “Eu via muitos artistas talentosos à procura de espaço para trabalhar, expor ou ensinar. Criei esse ambiente para suprir essas lacunas e formar um ecossistema que viabilize a produção artística como um todo”, afirma Phil.

O local conta com três andares de ateliês, um andar para cursos e workshops, e um andar expositivo. O projeto oferece uma infraestrutura completa, que inclui curadoria, apoio fotográfico e montagem de exposições, funcionando como um laboratório colaborativo.

Exposição Inaugural “Do ateliê à exposição”

Para marcar sua abertura, o espaço lança a exposição coletiva “Do ateliê à exposição: Dialéticas artísticas no Espaço República”. A mostra, com curadoria de Andrés Inocente Martín Hernández, PhD, reúne obras de 19 artistas residentes e de dois artistas que já tiveram seus estúdios no local. O objetivo é provocar discussões sobre o processo de criação, da ideia no ateliê até a sua exibição ao público.

“Essa mostra é um retrato vivo da potência artística que está sendo gestada aqui. É emocionante ver a diversidade de linguagens, materiais e propostas que surgem desse convívio diário entre artistas”, diz o curador Andrés Hernández.

Além da exposição, a programação conta com ateliês abertos, visitas mediadas pelo curador e rodas de conversa com os artistas, oferecendo ao público uma imersão completa no universo criativo.

A Arte como Ferramenta de Transformação Urbana e Social

A presença do Espaço República no centro de São Paulo também dialoga com a revitalização da região, criando conexões e atraindo novos públicos. A artista Duda Breda pontua que esse “hub de artistas fortalece a cena cultural do centro de São Paulo, criando conexões, atraindo novos públicos e dialogando com a renovação da região”. Já a artista Andrea Natali reforça o lado humano da iniciativa. “Transformamos concreto em poesia, ruído em presença, centro em arte viva. Aqui, a arte pulsa onde pulsa a cidade.”

Segundo o curador, a exposição pretende valorizar a importância da arte na sociedade e de como a arte é uma ferramenta indispensável para a educação e a instrução. O projeto foi montado com a ajuda e indicações dos próprios artistas, reforçando a natureza colaborativa e inclusiva da iniciativa. “O Espaço República é um espaço vivo, colaborativo e inclusivo”, finaliza Philip Haji-Touma.

Serviço

Exposição de Abertura – Espaço República

  • Local: Espaço República — Avenida São Luís, 86, República, São Paulo – SP
  • Data: De 28 de agosto a 20 de setembro de 2025
  • Horário: Quintas a sábados, das 14h às 19h
  • Entrada: Gratuita