Nordeste Itinerante retorna com uma série de espetáculos pelo Distrito Federal

Nordeste Itinerante retorna com uma série de espetáculos pelo Distrito Federal

Feiras do DF recebem festival itinerante de forró, emboladores de coco e brincantes O projeto…

Feiras do DF recebem festival itinerante de forró, emboladores de coco e brincantes

O projeto “Forró, Repente, Coco e Brincantes é o Nordeste Itinerante” retorna com espetáculos culturais gratuitos em Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente com artistas da cultura tradicional do Nordeste. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Os espetáculos serão realizados na Feira Livre do Sol Nascente dia 16 de outubro, na Feira da Guariroba dia 22 de outubro e na Feira Permanente da Quadra 210 de Samambaia dia 23 de outubro, e contará com as seguintes apresentações:

Chicão do Forró e Os Brasas do Nordeste; Dupla de Emboladores Azulão da Mata e Pardal da Saudade; Teatro de Mamulengo Fuzuê; e Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana.

Proponente do projeto, Francisco Antônio de Carvalho, conhecido como Chicão do Forró, não esconde a alegria ao ver o resultado: “Minha alegria é ver que este projeto teve força para ter continuidade. Nossa cultura ocupando as feiras populares com espetáculos de qualidade e gratuitos”.

Cultura Nordestina

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo Iphan, e tem no Distrito Federal o maior número de grupos e brincantes fora da região Nordeste.

“Participamos de uma programação que envolve diversas áreas como música, teatro e repente. As crianças poderão assistir e também experimentar o fazer artístico. Uma forma de estimular o gosto pelas artes desde cedo. Além de oferecer um dia com muita criatividade e alegria para elas”, explica Thiago Francisco, idealizador e coordenador do grupo Mamulengo Fuzuê.

Outro patrimônio cultural brasileiro é o repente. João Santana, um dos maiores representantes do gênero, tem presença confirmada no projeto. “Somos um povo que tem uma diversidade muito rica de manifestações artísticas populares, e o repente é uma delas”, exalta o artista.

Serviço

Projeto Forró, Repente, Coco e Brincantes é o Nordeste Itinerante 2022

Próximas apresentações:

Feira Livre do Sol Nascente

16/10 (domingo) – 09h

Feira Permanente da Quadra 210 de Samambaia

22/10 (sábado) – 13h

Feira da Guariroba – Ceilândia

23/10 (domingo) – 09h