Foto divulgação MCHHRS

Museu da Cultura Hip Hop RS é tema de samba-enredo assinado por Marcelo Adnet no Carnaval 2026

A história será contada na avenida pela Escola de Samba Realeza; desfile acontece no dia…

A história será contada na avenida pela Escola de Samba Realeza; desfile acontece no dia 28 de fevereiro no Porto Seco.


A trajetória do Museu da Cultura Hip Hop RS ganhará as passarelas do samba em 2026. O projeto foi confirmado como o tema central da Escola de Samba Realeza para o Carnaval de Porto Alegre. O samba-enredo, intitulado “Realeza Crew – A Madame Black chega, respeita… Chega e representa”, conta com uma assinatura de peso na composição: Marcelo Adnet, Baby do Cavaco, Vinicius Britto e Júnior Paixão.

O desfile está agendado para o dia 28 de fevereiro, às 22h, no Complexo Cultural do Porto Seco. A Realeza integra a programação do Grupo Prata. Enquanto o acesso às arquibancadas é gratuito (por ordem de chegada), os ingressos para frisas e camarotes já estão disponíveis para venda.

União de Resistência: Samba e Hip Hop

Para Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do Museu, a homenagem é um reconhecimento do poder de transformação social da cultura. “Não é a primeira vez que o hip hop é tema de uma escola de samba, como vimos com a Vai-Vai em São Paulo. Isso reforça o quanto o movimento cresce por seu poder de educação”, celebra.

O presidente da Realeza, Mauro Correa Santos, define o encontro como um ato de resistência. “Juntos com a cultura hip hop, que através dos seus cinco elementos se comunica e promove conscientização, iremos provar que unidos somos mais fortes”, afirma o dirigente, que promete um desfile grandioso para denunciar violações e celebrar a existência negra e periférica.

Conheça o Museu da Cultura Hip Hop RS

Inaugurado no cinquentenário do movimento, o espaço é o primeiro da América Latina dedicado exclusivamente ao hip hop. Com 4 mil metros quadrados e um acervo de mais de 6,5 mil itens físicos e digitais, o complexo localizado em Porto Alegre abriga desde salas expositivas e estúdios musicais até uma estufa agroecológica e biblioteca.

A iniciativa, que tem patrocínio master da Petrobras via Lei Rouanet, serve de modelo para a futura criação do Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop, prevista para os próximos cinco anos.

Serviço de Visitação

  • Endereço: Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga – Porto Alegre/RS.
  • Horário: Terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
  • Modalidades: Visitas livres ou agendadas (para grupos de até 50 pessoas via formulário oficial).

Destaques do Desfile:
Escola: Realeza (Grupo Prata)
Data: 28 de fevereiro de 2026, às 22h
Local: Complexo Cultural do Porto Seco (Rubem Berta)