Estufa - Foto Crédito 7setor - Museu

Museu da Cultura Hip Hop RS e Alvo Cultural lançam a primeira edição do Programa de Formação

570 alunos participarão gratuitamente dos cinco cursos que trabalham os elementos do hip hop: MC,…

570 alunos participarão gratuitamente dos cinco cursos que trabalham os elementos do hip hop: MC, DJ, breaking, graffiti e conhecimento.

O Museu da Cultura Hip Hop RS – primeiro da América Latina – acaba de anunciar o lançamento do seu Programa de Formação, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio Petrobras. Composto por duas turmas de cada curso, o programa irá formar gratuitamente 570 alunos através de oficinas, com 24 horas-aula, sobre os cinco elementos do hip hop: MC, DJ, breaking, graffiti e conhecimento.

Os alunos foram selecionados através do formulário de inscrição, disponibilizado nas redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS. Além disso, por meio da Alvo Cultural, os oficineiros realizaram uma busca nas escolas públicas dos bairros Rubem Berta e Vila Ipiranga, zonas periféricas no entorno do Museu, o que facilitará o acesso dos selecionados para comparecerem aos cursos.

O Programa de Formação do Museu de Cultura Hip Hop RS tem como prioridade eleger estudantes em vulnerabilidade social, negros e mulheres. Também existe uma cota de suplentes para que, em caso de desistência, as turmas sejam fechadas através desta lista de espera. Ao finalizarem o curso, os alunos irão receber certificação.

“A ideia do Programa de Formação é descentralizar os projetos, torná-los mais participativos, através de outras organizações do hip hop do estado. De forma que estamos inaugurando o que chamamos de ‘Gestão de Operação Compartilhada’. E a Alvo será a primeira instituição a atuar então como co-produtora de um projeto do Museu”, explica Rafa Rafuagi, fundador e coordenador de autogestão e sustentabilidade do Museu da Cultura Hip Hop RS.

Co-produzido pela Alvo Cultural, com patrocínio da Petrobras, o Programa de Formação do Museu da Cultura Hip Hop RS visa a ampliação da qualidade de vida na perspectiva da coletividade. Sendo uma oportunidade para que os alunos desenvolvam sobre temas importantes como fortalecimento da cidadania, autonomia responsável e construção de consciência pública, tendo como tema horizontal a cultura hip hop.