Rap e Tecnologia

Mundo do Rap: Jovens não perdem o desejo da música graças a tecnologia

Sem dúvida, a tecnologia está inserida em nosso meio, e em tudo o que as pessoas fazem diariamente.

O que podemos perceber é que a forma com que a tecnologia tem sido usada hoje em dia é cada vez mais abrangente, envolvendo desde as tarefas mais simples, até as mais complexas, como relata a equipe da fendel.

A tecnologia tem trazido consigo muitas oportunidades para diversas áreas também. E, quando se trata de música, ela tem sido uma verdadeira aliada.

Pois permite não só a criação de músicas inteiras, e de vozes usando somente o computador, como também tem um papel fundamental da divulgação dos trabalhos.

O avanço da tecnologia foi tão algo incrível, que a maioria dos estúdios do mundo todos já abandonaram o antigo sistema analógico. E passaram a usar os softwares de gravação e os computadores.

Como se não bastasse, a tecnologia foi implementada até mesmo em shows ao vivo, com o uso dos simuladores, das mesas digitais, dentre outros.

Como a tecnologia tem ajudado os jovens a se interessarem pelo rap

Com a tecnologia cada vez mais em nosso meio, facilitando o dia a dia, e contribuindo para otimizar muito as mais diferentes tarefas, os jovens estão aproveitando a oportunidade para se expressarem de várias formas diferentes.

O rap, por exemplo, que consiste em um estilo musical expressado, principalmente por falas rimadas, e que é bem rítmico, tem ganhado ainda mais espaço. Hoje em dia, o rap é conhecido no mundo inteiro. E os rappers mais famosos são dos Estados Unidos.

Até um tempo atrás, o rap era feito por pessoas da periferia, e para a periferia. No entanto, com a ajuda da tecnologia, esse ritmo musical tem ganhado o mundo, e já é produzido para pessoas de todas as classes sociais.

Como a internet se expandiu muito, e já é considerada como uma das principais formas de comunicação, o indivíduo já não é mais somente um receptor de conteúdo, ele passou a ser também um produtor. E isso foi um dos fatores determinantes, para incentivar ainda mais os jovens a não desistirem do rap.

Nesse contexto, os amantes desse ritmo, que não viam maneiras de se expressarem, passaram a ver na união do rap com a tecnologia, uma maneira de disseminar a sua arte.

Além disso, por meio da internet, o indivíduo passa a ter a chance de divulgar o seu trabalho, as suas músicas, seus clipes, e até os seus shows. E foi assim que o rap, que antes ficava restrito, passou a tomar grandes proporções, a conquistar cada vez mais público.

Dessa forma, de acordo o jornalista Marcos Vianna da Fendel, afirma:

“a tecnologia desempenhou um papel fundamental, pois contribuiu para que os jovens não perdessem o interesse pelo rap, e vissem nessa arte uma ótima forma de expressão e entretenimento”, de fato mesmo em quarentena as lives mudaram os rumos das músicas e do futuro dela. 

Além do mais, o ritmo e a linguagem usados no rap são muito próximos do que o jovem está acostumado a ter em seu dia a dia. E isso também facilita a sua disseminação.

Confira a nossa playlist de rap nacional no spotify!