Movimento TTK seleciona jovens de baixa renda do Catete para trilha formativa em audiovisual

Movimento TTK seleciona jovens de baixa renda do Catete

Projeto C.R.I.A do TTK - Edição Especial Aldir Blanc é idealizado por produtor de WCnoBeat, que já produziu também Filipe Ret

C.R.I.A. é abreviação para Cultura de Rua Impulsionando Adolescentes. Idealizado pela UrbaNaMente, agência de empreendimentos sociais e comunicação do Rio de Janeiro, o Movimento TTK lança mais um projeto de valorização cultural do bairro do Catete.

O C.R.I.A do TTK – Edição Especial “Aldir Blanc” teve como proposta estimular jovens do bairro a redescobrirem o território no qual estão inseridos. Para isso, o projeto apostou nas linguagens audiovisuais e fotográficas como bases educativas e criativas, e o graffiti como objeto cultural a ser trabalhado.

Nesta primeira edição, quatro jovens de baixa renda  do Catete foram contemplados para vivenciar a jornada no mês de Fevereiro, que resultará em um e-book sobre o processo formativo e um relatório completo com resultados de tecnologia social, ampliando a importância do debate sobre o tema. Os jovens ainda terão a experiência de criarem seus próprios curta-metragens, a serem divulgados nos próximos dias.

“Não poderíamos estar mais felizes com nosso primeiro projeto de 2021. Eu sou cria do Catete, moro aqui há 42 anos, e tenho um carinho especial por cada canto desse bairro. Em um passado recente vivenciamos uma espécie de decadência generalizada no Catete e não conseguia mais ver tudo de braços cruzados. Sempre defendi minha área e nada mais justo do que dar oportunidade, junto com o time que soma comigo na empresa, para que jovens se desenvolvam e construam um TTK cada vez mais cultural, inclusivo, efervescente”, declara Jaxwell Nascimento, fundador do UrbaNaMente e idealizador do Movimento TTK.

O projeto ofereceu mentorias e oficinas de curtas metragens de baixíssimo custo, com profissionais altamente qualificados, utilizando o celular e a internet como ferramentas de difusão de conteúdo, possibilitando a reflexão sobre a relação da cultura urbana com o patrimônio material e imaterial do Catete.

Será construído ainda um mapeamento completo dos muros grafitados do bairro, como forma de provocação à reflexão sobre virtudes, defeitos, liberdades, prisões e perspectivas para inspirar outros jovens para a arte como veículo de transformação social.

O objetivo do C.R.I.A é dar voz às minorias do bairro, valorizar a cultura local, perpetuar o sentimento de pertencimento territorial, estimular igualdade de oportunidades entre gêneros e outros recortes sociais.

Jaxwell é professor de Educação Física e lidera ainda outro projeto social no Catete, o Semente do Bem, de educação esportiva para crianças de 4 a 10 anos de idade. Unindo esporte e cultura, o gestor também é atualmente produtor do beatmaker WCnoBeat, e trabalhou com nomes relevantes da cena como Filipe Ret, Daniel Shadow, Oriente, entre outros.

SOBRE O C.R.I.A DO TTK – ESPECIAL ALDIR BLANC

O programa C.R.I.A. DO TTK – Especial Aldir Blanc é uma iniciativa da Urba Na Mente Ltda, em parceria institucional com o Instituto Pró-Brasil e patrocínio da Estácio, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.