
Morre Ana Cristina Costa Gomes, Mãe de BK’ e Fundadora do Movimento de Mulheres Negras do RJ
A mãe do rapper BK’, Ana Cristina Costa Gomes, faleceu na manhã desta sexta-feira (1º).…
A mãe do rapper BK’, Ana Cristina Costa Gomes, faleceu na manhã desta sexta-feira (1º). A notícia foi divulgada pelo artista em suas redes sociais, onde prestou uma homenagem à memória de sua mãe.
Doutora, pesquisadora e ativista, Ana Cristina foi uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. Ao longo de sua vida, ela se dedicou à luta por justiça racial, educação e dignidade para o povo negro, sendo reconhecida por sua firmeza, generosidade e coragem.
Segundo a postagem de BK’, Ana Cristina foi uma referência para ele e seu irmão, Calebe. Ela os ensinou a honrarem sua história, ancestralidade e seus nomes, deixando um legado poderoso que se estende para além de sua família.
Em abril deste ano, Ana Cristina passou por um transplante de coração, o que trouxe visibilidade à importância da doação de órgãos. Sua partida, embora deixe um vazio, mantém vivo seu legado, que inspira a formação de muitas pessoas e movimentos que veem a educação como uma ferramenta de libertação.
A homenagem ressalta que a militância de Ana Cristina era uma extensão de seu cuidado, e que sua memória deve seguir como um “farol de inspiração, amor e transformação”.