Megaoperação no Complexo da Penha Gera Repercussão e Artistas Se Posicionam

A megaoperação policial que ocorreu nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de…

A megaoperação policial que ocorreu nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, provocou uma forte reação de artistas influentes da cena musical brasileira. Nomes como Oruam, Matuê, MC Maneirinho, L7nnon, Tracie, Duquesa, Djonga e Leviano, entre outros, utilizaram suas redes sociais para se manifestar contra a violência da ação e expressar solidariedade às vítimas das comunidades.

Ação Policial e Denúncias de Excesso

A operação, que mobilizou 2,5 mil agentes, tinha o objetivo de combater uma facção criminosa. No entanto, a ação foi considerada a mais letal da história recente do país, resultando em um alto número de vítimas.

Até a terça-feira (28), a operação havia deixado ao menos 64 mortos. Durante a madrugada, moradores da Penha levaram mais de 60 corpos à Praça São Lucas, elevando o número total de mortes para até 128, o que superaria o massacre do Carandiru, ocorrido em 1992.

Além das mortes, a ação gerou denúncias de execuções, desaparecimentos e corpos deixados em áreas de mata. Foram registradas 81 prisões e a apreensão de 42 fuzis.