MC Cabelinho é cronista da vida de favela e lança música nesta terça-feira, dia 02

Na esteira da violência policial do estado do Rio de Janeiro, uma hashtag surge nas…

Na esteira da violência policial do estado do Rio de Janeiro, uma hashtag surge nas redes: #VidasNegrasImportam. Em meio à pandemia global, manifestações antirracistas tomam conta das ruas dos Estados Unidos e, agora, também do Brasil.

Por mais que a manifestação digital reivindique a visibilidade dos negros por aqui, foram necessárias dezenas de mortes de jovens para a solidariedade viralizar nas diferentes classes sociais. A hashtag cria uma união, mas apaga a história individual de cada negro diariamente desprotegido e insultado no país.

Por isso, se a vida negra importa, é preciso também falar da vida – e não só da morte. E MC Cabelinho vai desempenhar muito bem essa função este ano. No dia 02 de junho, o funkeiro vai lançar a música “Maré” em todas as plataformas digitais, com clipe disponível também à meia-noite no YouTube. A canção dá início ao seu mais novo álbum, chamado “Ainda”, que retratará a vida nas favelas cariocas.

Em “Maré”, uma referência ao bairro da Zona Norte do Rio, MC Cabelinho conta a história de um traficante, em que na favela é rei e para o estado é uma ameaça: “Me aprofundei no crime muito cedo / Mesmo sabendo que tinha perigo / Infelizmente, não teve outro jeito / Eu precisava alimentar meu filho”. O crime como a única oportunidade de ganhar dinheiro aprofunda o nosso olhar sobre as desigualdades do Brasil. E o piano por trás da batida deixa a narrativa muito mais delicada.

O clipe expõe essa dupla identidade do traficante, que é chamado de herói por alguns na comunidade e de inimigo pelo sistema. Com armas e cordões de ouro, o personagem principal entrega cestas básicas em casas desassistidas pelo governo – principalmente no atual contexto de propagação do coronavírus. Apesar de ocupar esse lugar ambíguo, ali, a solidariedade se faz muito mais real e provocadora de mudança.

Essa é uma das vidas que serão contadas em “Ainda”, álbum de MC Cabelinho previsto para o segundo semestre deste ano. O título faz referência a uma nova expressão que ganha corpo nas favelas do Rio. O funkeiro explica: “por exemplo: eu pergunto para você ‘vai pro baile hoje?’, você me responde ‘ainda?’. Esse ‘ainda’ vem da ideia de ‘ainda pergunta? É claro que eu vou’”. 

Cria do PPG, o conjunto das favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, MC Cabelinho é uma das maiores revelações do funk, com mais de 2,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 1,8 milhão de seguidores no Instagram. Com parcerias que vão desde MC Tikão, MC Orelha e MC Bração, até os rappers Orochi e Filipe Ret e a cantora Anitta, suas músicas e participações acumulam mais de meio bilhão de visualizações no Youtube. Este ano, ainda estava vivendo o personagem Farula na novela “Amor de Mãe”, da TV Globo, antes da paralisação das gravações.

O novo single de MC Cabelinho, “Maré”, está disponível nas plataformas digitais via ONErpm e o vídeo da faixa está disponível no canal do cantor no YouTube.

Assista “Maré”: