Foto crédito: Tamas Bodolay

Maurício Tizumba convida Regina Souza em show gratuito no Centro Cultural Padre Eustáquio

Apresentação no dia 27 (sábado) faz parte do projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante…

Apresentação no dia 27 (sábado) faz parte do projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”, que circulará por BH levando a cultura popular afromineira

A riqueza das tradições populares de Minas, a música dos tambores e o festejo do congado estão circulando, com Maurício Tizumba, em cinco diferentes regiões de Belo Horizonte, por meio do projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais”. Após a estreia, no último mês de novembro, a próxima parada é o Centro Cultural Padre Eustáquio, no próximo dia 27 de janeiro (sábado), junto com a Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário Alto dos Pinheiros. Como convidada, Tizumba também traz ao palco a cantora e compositora mineira Regina Souza. A apresentação é gratuita, a partir das 16h.

O festival, que nos próximos meses ainda visitará os centros culturais São Bernardo, Urucuia Barreiro e Parque Lagoa do Nado, tem como objetivo fortalecer a cultura afro enraizada no estado e despertar o interesse do público pela cultura brasileira em geral. No repertório das apresentações, Tizumba apresenta cânticos do congado mineiro e da música popular entoados aos ritmos de tambores, gungas e patangomes.

O congado é uma manifestação de cunho artístico, cultural e religioso que tem mais de quatro séculos de existência e representatividade forte em vários estados brasileiros. Sua preservação e divulgação é de suma importância, uma vez que traz consigo muito da história do Brasil e da cultura popular.

O projeto “Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais” é realizado com o patrocínio do Instituto Unimed-BH através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Os cinco shows do festival oferecem ações especiais de acessibilidade, com assentos reservados para acomodar idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além da escolha de espaços públicos de fácil acesso.

SOBRE MAURÍCIO TIZUMBA

Maurício Tizumba iniciou sua carreira artística na década de 1960 e se destaca por fazer um percurso de grande relevância para a cultura afro-brasileira. Em toda a sua história, traz consigo a forte influência do congado mineiro, manifestação cultural negra e religiosa que resiste há mais de três séculos. Ator, escritor, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de reinado/congado, Tizumba, sempre esteve comprometido com o resgate da identidade cultural do povo brasileiro. Sua trajetória marca também a intenção de ampliar o acesso à cultura, buscando a disseminação da arte entre todas as classes e grupos sociais, com a rua e com o povo.

SOBRE REGINA SOUZA

Mineira de Belo Horizonte, atriz, cantora e compositora, Regina Souza tem quatro álbuns solo lançados, além de trabalhos em parceria com importantes nomes da cena do estado como Marina Machado e Vander Lee. Também já produziu três discos como colaboração para a campanha “Ação da Cidadania”, criada pelo seu tio, o sociólogo Herbert de Souza. No teatro, atua como convidada do Grupo Galpão no espetáculo “Os gigantes da montanha”, participou do musical “Os Saltimbancos”, da Cia. Odeon e de “O mercador de Veneza”, do People’s Palace Projects. Foi fundadora da Cia. Burlantins ao lado de Marina Machado e Maurício Tizumba.

SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Serviço:

Show: Maurício Tizumba, Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário Alto dos Pinheiros e Regina Souza

Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais

Data: 27/01, sábado

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio)

Entrada gratuita

Classificação Livre