Foto crédito: Divulgação The Town

Matuê e Teto se destacam dentre os artistas que mais marcaram presença em festivais em 2023

Potências na cena do rap e trap nacional, os artistas estiveram em 19 festivais só em…

Potências na cena do rap e trap nacional, os artistas estiveram em 19 festivais só em 2023 e junto a Wiu contabilizam mais de 305 shows neste período

Com festival próprio, a 30PRAUM é um fenômeno nacional e internacional. Com um casting de respeito, os artistas Matuê, Teto e Wiu são destaque na música sendo constantemente presença no topo dos charts das maiores plataformas digitais com seus singles de sucesso. E não é só nas plataformas que os rappers se destacam, Matuê e Teto também estão entre os artistas que mais se apresentaram em festivais de música no ano de 2023.

Festivais pelo Brasil:

A 30PRAUM realizou em 2023 305 shows e marcaram presença em 19 festivais pelo Brasil, com importantes passagens por outros países como Portugal e Inglaterra. De acordo com o relatório divulgado exclusivo à Billboard Brasil nesta quarta-feira (24) pelo Mapa dos Festivais, Teto está em primeiro lugar e Matuê em quinto.

A pesquisa reforça ainda mais a importância que o rap e seu subgênero, o trap, vem tendo no Brasil e no mundo, com a crescente de artistas da cena dominando os charts e os line-ups dos festivais de música. Os dados apresentados também corroboram com a evolução que o mercado fonográfico vem tendo nos últimos anos e a relevância da 30PRAUM como gravadora e produtora musical especialista no gênero do rap e trap.

Matuê, diretor artístico da 30PRAUM, é recordista em números e um dos cantores de maior destaque no país atualmente. Já os cantores WIU e Teto, nomes frequentes nos TOP 10 dos rankings de streaming, também integram o casting da produtora, que sempre teve como objetivo mostrar a força e direcionar os holofotes do gênero no Nordeste, com o intuito de fazer história e construir um império para o rap nordestino.
As estratégias alinhadas às músicas autênticas e criativas quebraram recordes e trouxeram resultados impressionantes para a produtora. “Conexões de Máfia”, feat de Matuê com o rapper americano Rich the Kid, atingiu o quarto top 1 do cearense e se consolidou como a maior estreia no Spotify com 2.3 milhões de streams em 24 horas, além de ser a maior estreia de um artista brasileiro no mundo, alcançando a posição #37 no Spotify Global. Com “Vampiro”, parceria entre Matuê, WIU e Teto, a empresa superou artistas consagrados, garantindo o 1° lugar das músicas mais tocadas no Spotify Brasil na ocasião.

Teto entrou no top 5 do Spotify com a música “M4”, seu primeiro lançamento oficial, ocupando a quinta posição no Brasil e a primeira em Portugal. Já com “Fim de Semana no Rio”, atingiu o top 3 e se manteve no top 10 por mais de dois meses. O artista WIU conquistou a marca de rapper com mais entradas simultâneas no Top 100 Brasil e mais inserções no Top 5 em 2023, além de mais de 10 milhões de ouvintes mensais. No YouTube, o canal da 30PRAUM acumula mais de 5.9 milhões de inscritos e 3 bilhões de visualizações, já no Instagram os artistas da produtora somam mais de 17 milhões de seguidores. Juntos, eles acumulam 24 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

WIU é destaque também nas plataformas com hits no ranking de músicas mais tocadas no Brasil em 2023. O também cearense é um prodígio do trap, com músicas que trazem toda sua originalidade. Segundo um levantamento feito pela Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas brasileiras, o cantor aparece duas vezes na classificação. “Coração de Gelo”, faixa do álbum “Manual de Como Amar Errado”, ocupa a 13º posição – esta faixa chegou ao Top 10 do Spotify nacional em janeiro de 2023 e permaneceu por mais de três meses, inclusive durante todo o período de Carnaval, além de ter chegado ao topo do Spotify Portugal -. Já “Felina”, single com Ryan SP, ocupa atualmente a 34º posição. Segundo o relatório, “Coração de Gelo” foi a 6ª música mais escutada no Brasil no primeiro semestre do ano passado. Vale ressaltar que a pesquisa utilizou dados combinados e ponderados das plataformas Spotify, YouTube, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Napster.

Em 2023 a 30PRAUM começou a investir na realização dos seus próprios festivais de música com a realização do Plantão, em Fortaleza (CE), inovando nas frentes de atuação. “Sempre tivemos como objetivo elevar o alcance do rap nacional, priorizando os artistas do Nordeste e redefinindo os padrões do mercado musical e artístico no Brasil e, em breve, no mundo”, comenta Clara, CEO da 30PRAUM. Com um público de mais de 20 mil pessoas, a primeira edição do Plantão marcou a estreia dos festivais de rap em Fortaleza no dia 20 de abril, trazendo os maiores nomes da cena do hip hop para a capital cearense, além de Matuê, Teto e WIU. Para 2024, a segunda edição do festival já está confirmada e acontecerá desta vez em dois dias, 19 e 20 de abril, sendo este evento um marco histórico que fortalece a importância do rap e grandiosidade da 30PRAUM não só no Nordeste, mas em todo o país.

Festival de Verão de Salvador:

Vale lembrar que Teto e Matuê se apresentam neste final de semana, no domingo (28), no Festival de Verão de Salvador e estão preparando uma apresentação empolgante e imersiva para o evento, com a presença de uma banda nova e sonoridade diferente do que o público está acostumado a ver nas apresentações, com destaque especial para seis músicos baianos que compõe a equipe de apoio que soma seus talentos a alguns nomes da banda de Matuê.