Foto Divulgação

Marco Histórico: “O Agente Secreto” Conquista 4 Indicações ao Oscar e Empata Recorde de “Cidade de Deus”

O cinema brasileiro atingiu um patamar histórico nesta terça-feira com o anúncio dos indicados à…

O cinema brasileiro atingiu um patamar histórico nesta terça-feira com o anúncio dos indicados à 98ª edição do Oscar. “O Agente Secreto”, novo longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações, igualando o recorde estabelecido por “Cidade de Deus” em 2004 como a produção nacional com o maior número de nomeações na história da premiação da Academia.

Wagner Moura no Páreo de Melhor Ator

O filme, que vem acumulando prestígio em festivais internacionais, garantiu presença em categorias de alto escalão. Wagner Moura foi indicado ao prêmio de Melhor Ator por sua interpretação como o protagonista Marcelo. Além desta, a obra concorre nas seguintes categorias:

  • Melhor Filme
  • Melhor Filme Internacional
  • Melhor Seleção de Elenco (Direção de Elenco)

Vigilância e Paranoia no Carnaval de Recife

A trama de “O Agente Secreto” transporta o público para o ano de 1977. Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que foge da ditadura militar e busca refúgio em Recife. O longa utiliza o carnaval pernambucano como pano de fundo para um suspense denso, focado em temas de vigilância, sobrevivência e a tentativa de reconstrução da própria identidade sob um regime de opressão.

O reconhecimento da Academia reforça a visibilidade do audiovisual brasileiro no exterior, colocando Kleber Mendonça Filho em um seleto grupo de diretores que conseguiram furar a bolha da categoria de língua estrangeira para disputar o prêmio principal da noite (Melhor Filme).

Expectativa para a Cerimônia em Março

A 98ª edição do Oscar será realizada no dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, e contará com a apresentação do comediante Conan O’Brien. Com as quatro indicações, cresce a expectativa para que o Brasil encerre o jejum histórico e conquiste a estatueta dourada.

Retrospecto Histórico do Brasil

Até hoje, apenas “Cidade de Deus” (2004) havia alcançado quatro nomeações em uma única edição (Direção, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia). Agora, “O Agente Secreto” iguala o feito, mas com o diferencial de figurar nas categorias de Ator e Filme.