Foto Crédito: Gabriel Mota

Marcelo D2 lança Vol. 3: LUIZA , o terceiro álbum do Manual Prático do Novo Samba Tradicional

Marcelo D2 segue seu mergulho na essência do samba, com particular olhar contemporâneo, através de Vol.…

Marcelo D2 segue seu mergulho na essência do samba, com particular olhar contemporâneo, através de Vol. 3: LUIZA , terceiro volume de sua quadrilogia Manual Prático do Novo Samba Tradicional . O disco é um novo capítulo da jornada que o artista iniciou com IBORU , em 2023, e que se desenvolve agora com ainda mais profundidade, alma e identidade.

Em Vol. 3: LUIZA , Marcelo D2 se aprofunda na construção estética do Novo Samba Tradicional, ampliando as possibilidades sonoras do gênero ao mesclar batidas eletrônicas, percussão tradicional e narrativas afetivas. O artista reafirma sua busca por um samba de vanguarda, que respeita suas raízes, mas também se abre para novas estéticas e abordagens musicais. O Novo Samba Tradicional se consolida, assim, como um movimento que conecta passado, presente e futuro, sem perder de vista o calor humano e a vivência do cotidiano.

O álbum é uma homenagem a Luiza Machado, companheira e parceira criativa do artista. Mais do que uma reverência ao afeto, o disco transforma a cumplicidade e a troca de vivências entre os dois na música, revelando a conexão que guia não apenas sua trajetória pessoal, mas também sua obra artística. Se no primeiro volume do Manual Prático – Dona Paulete , mãe de Marcelo – aborda-se a criação, as inspirações iniciais do artista, no volume dois – Tia Darci – tem-se um aprofundamento no universo do samba. Já o volume três traz um tom mais intimista e coloca o encontro com Luiza como elemento inspirador central.

A força de LUIZA está na forma como o álbum dialoga com o conceito de família, seja por meio dos arranjos, das letras ou mesmo da atmosfera intimista das gravações. O repertório passou por clássicos do samba e do artista, que ampliam o território sonoro do Novo Samba Tradicional .

A música que dá o tom do álbum é Lucidez , sucesso do Fundo de Quintal que agora ganha uma nova roupagem sob a batuta de Nave, Mário Caldato Jr. O clássico, eternizado na voz de Jorge Aragão, ressurge com a vibração percussiva do Novo Samba Tradicional , mesclando graves eletrônicos e batidas contemporâneas ao tempero tradicional dos tambores.

Faixas do álbum:

  1. Retrato Cantado de um Amor
    Intérprete: Marcelo D2
    Compositores: Adilson Bispo e Zé Roberto
    Produção: Nave, Mário Caldato Jr.
  2. Lucidez
    Intérprete: Marcelo D2
    Compositores: Jorge Aragão e Cleber Augusto
    Produção: Nave, Mario Caldato Jr, Os Fita, Marcio Alexandre
  3. Bebel (Interlúdio por Bebel, filha de Marcelo D2 e Luiza Machado)
    Produção: Os Fita
  4. Nas Águas de Amaralina
    Intérpretes: Luiza Machado e Marcelo D2
    Compositores: Martinho da Vila e Nelson Rufino
    Produção: Nave, Fejuca, Mário Caldato
  5. Filho de Jorge
    Intérprete: Marcelo D2
    Compositores: Jorjão, Ronaldo Camargo e Juninho Thybau
    Produção: Os Fita, Mário Caldato Jr.
  6. Tataruê
    Intérprete: Marcelo D2
    Compositora: Geovana
    Produção: Nave, Mário Caldato Jr.
  7. 1967
    Intérprete: Marcelo D2
    Compositores: Rodrigo Nuts, Marcelo D2 e Zé Gonzales
    Produção: Nave, Mário Caldato Jr.

O samba como álbum de família

A foto de capa traz a lembrança do aniversário de Luiza, em Nova York, enquanto as fotos que acompanham o lançamento do álbum registram o casal tendo como cenários diversos ambientes de sua casa, no Rio de Janeiro, com ambientes coloridos e repletos de arte, retratando o casal em momentos de interação e conexão. Esse será o mesmo tom da série de visualizadores que acompanha o lançamento e que será publicado nos canais oficiais do artista como sustentação do volume.

Sobre o Manual Prático do Novo Samba Tradicional

O Manual Prático do Novo Samba Tradicional é uma série de quatro discos idealizada por Marcelo D2 e Luiza Machado, com o objetivo de revisitar o samba sob uma ótica contemporânea. Cada volume da quadrilogia busca explorar diferentes nuances do gênero, integrando elementos tradicionais a novas experimentações sonoras.

O projeto também celebra as memórias e a influência cultural das pessoas que marcam a vida do artista, como Luiza.

O próximo volume do Manual está previsto para ser lançado ao longo de nos no próximo mês, consolidando o projeto como uma das principais iniciativas de Marcelo D2 em sua jornada artística.

Foto Crédito: Gabriel Mota