Tiça Camargo, apresentadora das videoaulas do maquie&crie, e a modelo Magê Flores | Foto: divulgação

‘maquie&crie’ lança videoaulas gratuitas de maquiagem cênica e figurino

Projeto audiovisual busca facilitar a trajetória autônoma de jovens por meio de aulas com conceitos…

Projeto audiovisual busca facilitar a trajetória autônoma de jovens por meio de aulas com conceitos teóricos e práticos

Depois de promover oficinas presenciais e palestras para mais de 400 estudantes de escolas públicas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, o projeto maquie&crie, que busca qualificar jovens para atuar no mercado artístico-cultural e difundir os temas da maquiagem cênica e figurino, dá mais um passo e expande seu alcance para o formato online. A partir desta quinta-feira (16), a iniciativa lança uma série de videoaulas gratuitas com conceitos teóricos e práticos sobre técnicas de preparação da pele, luz e sombra, maquiagem artística, criação de personagens e figurinos.

Os lançamentos acontecem sempre às quintas, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, e podem ser acessadas pelo site do maquie&crie ou pelo youtube da Muda Cultural, agência realizadora do projeto. No total, serão veiculadas sete videoaulas, das quais cinco são focadas no ensino da maquiagem cênica e conduzidas pela maquiadora e visagista Tiça Camargo.

Nesta primeira parte da série, o público será introduzido às etapas iniciais da maquiagem cênica – higienização, hidratação, proteção e utilização do Primer -, à identificação do tom e subtom da pele e à harmonização das cores no rosto. Depois, entram os conceitos de luz e sombra, cores e profundidade, contornos e iluminação. A terceira aula é dedicada aos cílios postiços, aos cuidados, preparo e truques de aplicação. E, então, chega-se ao nascimento das personagens, ao visagismo, à construção artística e à execução da maquiagem cênica nas aulas quatro e cinco.

A segunda parte da série é formada por duas videoaulas dedicadas aos processos do figurino, apresentadas pela cenógrafa e figurinista Laura Françozo. Aqui, o público aprenderá sobre o que é ser figurinista, pesquisas de referências visuais, interação entre cenário e luz, além de estudar casos de séries e filmes, e as diferenças entre os figurinos para palco e câmera.

“Após um ano letivo de atividades espalhadas por quatro regiões do Brasil e observando o entusiasmo das turmas, poder alcançar mais pessoas com estas atividades é muito gratificante”, comenta Ítalo Azevedo, idealizador da Muda Cultural. “O objetivo é complementar o que foi visto em sala pensando nas turmas já atendidas pelo projeto, além de disponibilizar conteúdos gratuitos para o público interessado nos universos da maquiagem cênica e figurino. Para a Muda Cultural, significa um fechamento com chave de ouro do projeto maquie&crie”, completa Ítalo.

maquie&crie é uma realização da Muda Cultural. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário.

Confira a programação completa das videoaulas:

Primeira parte – Maquiagem Cênica

Dia 16/11: Aula 1 – Introdução à maquiagem cênica

Dia 16/11: Aula 2 -Luz e Sombra

Dia 16/11: Aula 3 – Cílios postiços

Dia 23/11: Aula 4 – Como nascem as personagens

Dia 23/11: Aula 5 – Maquiagem Artística

Segunda parte – Figurino

Dia 30/11: Aula 1 – Introdução ao processo de criação

Dia 30/11: Aula 2 – Figurino Histórico e figurino para diferentes meios

Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo.

Há mais de 15 anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimento social privado ou na concepção e desenvolvimento de projetos.

Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.