Guilherme Karsten em tour na China Divulgação

Mais de mil crianças prestigiaram Guilherme Karsten na China

O escritor e ilustrador de livros infantis percorreu cinco cidades durante duas semanas e teve…

O escritor e ilustrador de livros infantis percorreu cinco cidades durante duas semanas e teve uma exposição especial das suas obras

O Brasil é conhecido como um país de pessoas muito receptivas e calorosas. Mas foi a aproximadamente 19 mil quilômetros da sua cidade natal, do outro lado do mundo, que o escritor e ilustrador blumenauense Guilherme Karsten pôde experienciar algo inédito em sua carreira. Desta vez, a receptividade e empolgação vinha dos pequenos leitores chineses, que receberam o autor premiado com muita alegria. Durante 13 dias, Karsten percorreu quase cinco mil quilômetros entre cinco cidades da China.

O tour iniciou em Xangai, onde participou como autor convidado da Feira Internacional de Livros Infantis da cidade. O convite foi conferido ao escritor e ilustrador como prêmio por ter sido o vencedor do Golden Pinwheel Grand Award em 2019, mesmo ano em que publicou o livro Aaahhh!. Karsten participou de mesas com outros autores, além de ministrar workshops e avaliar portfólios de ilustradores, durante os três dias em que esteve na 10ª edição da feira, que é considerada uma das maiores no segmento da Ásia.

Ao longo das duas semanas em que percorreu as cidades de Guilin, Changsha, Kunming e Shenzhen, o autor interagiu em palestras, conversas e eventos com mais de mil crianças, e ficou encantado com a admiração que os chineses demonstraram pelo seu trabalho. Karsten calcula que tenha autografado mais de mil livros neste período, muitos deles com desenhos feitos na hora pelo ilustrador.

O principal objetivo das palestras era mostrar para as crianças e para os tutores como a relação familiar é importante para estimular a criatividade nas crianças. Para ele, a relação desenvolvida a partir dos livros, com tempo dedicado às histórias, é um grande diferencial na formação das crianças.

Karsten conta que a experiência na China foi surpreendente, do começo ao fim. “A China é um país muito bonito, com uma conexão e unidade entre cidade e natureza muito única. A comida, os cenários, a arquitetura, a tecnologia, as pessoas, tudo foi inesquecível”, explica.

Ele ainda diz que, em todos os lugares em que esteve, foi surpreendido com a receptividade e admiração pelo seu trabalho. “Não tem como mensurar o amor que os leitores têm pelos meus livros. Mesmo morando tão longe, saber que as histórias que escrevo falam com o coração deles, é algo muito precioso”, complementa.

Exposição interativa

Uma das surpresas da viagem foi a exposição do seu trabalho, organizada pela editora Magic Elephant Books, na Guangxi Normal University Art Gallery, em Guilin. Ao receber os vídeos da montagem, antes mesmo de chegar à cidade, Karsten já percebeu que algo grandioso estava por vir. O espaço conta com vários ambientes que representam de forma interativa, temática e divertida as obras de sua autoria: Carona, Aaahhh!, A Caçada, Uma Canção, Ramon Fellini, e dois livros em parceria com o escritor Ilan Brenman: Famílias e Mãe Alto-Falante. A exposição, que teve cerimônia de abertura no dia 18 de novembro, tem previsão de encerrar apenas em janeiro, podendo ser estendida.

Sobre Guilherme Karsten

Escritor e ilustrador de livros infantis, Guilherme Karsten possui sete livros de autoria própria, publicados em mais de 15 idiomas, além de já ter ilustrado mais de 30 livros para autores nacionais e internacionais. Conhecido pelo estilo característico e histórias divertidas, o autor busca despertar a imaginação do leitor de forma lúdica, com o objetivo de transformar seus livros na porta de entrada para o mundo da leitura na vida das crianças. Entre os prêmios conquistados por ele, estão o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” em 2021, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019. Karsten também participa de palestras em eventos relacionados à literatura, infância, educação e criatividade e realiza visitas a escolas e feiras de livros.