
MaduCria insere Madureira na agenda de Inclusão Produtiva da Ambev
Iniciativa da Zona Norte foi uma das 21 selecionadas no edital nacional da Ambev que…
Iniciativa da Zona Norte foi uma das 21 selecionadas no edital nacional da Ambev que fomentam a economia criativa negra
No cenário corporativo brasileiro, poucas iniciativas de impacto social são tão ambiciosas quanto à agenda de Inclusão Produtiva da Ambev. Através do seu programa “BORA”, a companhia distribuiu a meta de impactar mais de cinco milhões de pessoas no Brasil até 2032, focando não apenas na geração de emprego, mas na criação de autonomia e sustentabilidade econômica.
A Inclusão Produtiva, como um caminho estratégico para o desenvolvimento socioeconômico, é um conceito que vai além da simples entrada no mercado de trabalho. Trata-se de garantir a participação em atividades econômicas que promovam dignidade e desenvolvimento comunitário. E nesse contexto a cultura emerge como um dos vetores mais potentes, especialmente em territórios com grande capital criativo, como Madureira no Rio de Janeiro.
O programa “BORA” da Ambev expandiu sua atuação através do edital “Fundo Bora Cultura Preta”, realizado em parceria com a PretaHub, uma referência no tema da economia criativa negra no Brasil e no mundo. A metodologia de seleção do edital revela uma decisão de investir em ecossistemas, negócios sociais e iniciativas que já possuíam uma metodologia de impacto validada pela sua própria comunidade.
O MaduCria foi uma das 21 iniciativas selecionadas, entre mais de 1.450 inscrições de todo o país, no edital Fundo Bora Cultura Preta. Contudo, mesmo antes de ser contemplado, o negócio de impacto já operava com uma estrutura de inclusão produtiva, cuja metodologia prioriza a contratação de artistas, fornecedores, produtores e técnicos da Grande Madureira e de outras periferias do Rio de Janeiro, mesclando profissionais emergentes e consolidados, promovendo uma circularidade de conhecimentos e oportunidades reais de inclusão social.

Foto créditos: Beatriz Alves
Para Matheus Trindade, produtor cultural e idealizador do MaduCria, a seleção consolida uma via de mão dupla.
“Foi o reconhecimento de uma metodologia que vinhamos construindo há anos. É a validação da tese de que o investimento mais eficaz é aquele que identifica e amplia os poderes que já existem e funcionam. A Ambev encontrou em nós um ecossistema pronto para ser fomentado, enquanto encontramos uma agenda de inclusão produtiva da empresa a oportunidade de escalar nosso impacto positivo”, afirma Trindade.
Com isso, a Ambev não apenas apoia um evento, mas insere, de fato, o território de Madureira em sua agenda nacional. Por sua vez, o MaduCria, com os recursos do patrocínio, consegue escalar seu impacto social, provando que a sinergia entre a visão estratégica de uma grande empresa e a ação prática de uma iniciativa de base comunitária pode gerar resultados transformadores.
Apoio e Fomento Cultural:
A temporada 2025 do MaduCria é viabilizada através do patrocínio da Budweiser, via Fundo Bora Cultura Preta, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (protocolo n.º 37047) . A seleção pelo edital da Ambev, que avaliou mais de 1.450 inscrições de todo o país, confere à iniciativa de Madureira uma chancela de relevância nacional.
Saiba mais sobre o MaduCria:
O MaduCria é um negócio de impacto na área de produção cultural e eventos focado na valorização e difusão da música urbana (especialmente Hip Hop), da arte e da identidade cultural da Grande Madureira, Rio de Janeiro. Por meio de shows, eventos e ações formativas, busca talentos locais, conecta diferentes agentes culturais e promove impacto social positivo no território.