Foto Créditos: Beatriz Alves

MaduCria abre caminhos para o Hip Hop nas Leis de Incentivo à Cultura

Aprovação do evento sinaliza novo momento na cultura e valida política da SECEC-RJ de expansão…

Aprovação do evento sinaliza novo momento na cultura e valida política da SECEC-RJ de expansão do fomento e valorização de novas linguagens

Para produtores culturais que atuam fora do eixo de concentração dos recursos da cultura, o caminho até à captação de patrocínios via leis de incentivo sempre foi uma maratona íngreme. Os estudos de financiamento da Cultura no Brasil do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e os relatórios anuais do Observatório da Cultura do Rio de Janeiro (Fundação João Goulart) documentam uma realidade conhecida pelos produtores e artistas fluminenses: uma acentuada desigualdade na distribuição dos recursos incentivados.

É neste cenário que a aprovação do MaduCria (protocolo n.º 37047) na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS) se torna um caso emblemático, sinalizando uma mudança bem-vinda no panorama do fomento cultural fluminense. Nas palavras de Matheus Trindade, produtor cultural e idealizador do MaduCria, “essa concentração é fruto de barreiras estruturais históricas. Entre elas, destacam-se a complexidade dos editais, que exige um capital técnico nem sempre acessível a populações periféricas, e uma dinâmica de mercado que tende a privilegiar circuitos já consolidados”.

Foto créditos: Beatriz Alves

Foto créditos: Beatriz Alves

Ao garantir a chancela do Estado e, subsequentemente, um patrocínio de grande porte da Ambev, a iniciativa de Madureira materializa, na prática, a tão necessária política de descentralização do fomento. O negócio de impacto, focado na cultura Hip Hop, não apenas superou as barreiras históricas como se consolidou como uma referência, provando que é possível realizar produções de alta qualidade, com artistas de renome nacional, fora do circuito tradicional.

Com os recursos captados, a temporada 2025 do MaduCria aprofundou a sua missão sob o enredo “Território, Cultura e Identidade”. Foram realizadas duas edições de grande impacto em Madureira, trazendo como atrações principais o grupo ADL (Além da Loucura) e o rapper Sant, nomes de peso no cenário nacional. A curadoria, pilar do evento, valorizou a cena local ao manter os seus DJs residentes (Jorge Maisum, Dudu e Dj RB) e, através de uma parceria com a iniciativa “Mapeamento de Minas do Rap” do projeto Leopoldina Hip Hop, destacou o talento feminino com a presença das artistas DJs Suave Preta e Imperatriz, e as MCs Lis e Slain. Cada detalhe foi pensado para celebrar Madureira como um epicentro cultural.

Este feito não acontece num vácuo, mas se alinha à política proativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). Nos últimos anos, a pasta tem batido recordes de investimento através da lei, alcançando R$310 milhões em 2023, e tem defendido publicamente a cultura como um motor para a economia. “A cultura gera emprego e renda”, afirmou a secretária Danielle Barros em entrevista recente, uma visão que se reflete no esforço para levar os recursos a mais iniciativas e a mais municípios. A aprovação de uma proposta com o perfil do MaduCria valida este discurso e mostra um interesse institucional em valorizar novas linguagens e territórios.

O resultado é um momento de perspetiva e otimismo para a cultura urbana. A proposta de valor do evento cria uma sinergia virtuosa entre o poder público (SECEC-RJ), a iniciativa privada com foco em impacto (Ambev, com a sua agenda de inclusão produtiva) e os produtores da base (o próprio MaduCria). Este alinhamento abre um precedente inspirador, mostrando a outros produtores de Hip Hop e de outras culturas periféricas que o acesso ao fomento institucional, embora desafiador, é um caminho possível e transformador.

Matheus Trindade: Produtor Cultural

Matheus Trindade: Produtor Cultural

Apoio e Fomento Cultural:

A temporada 2025 do MaduCria é viabilizada através do patrocínio de Budweiser, via Fundo Bora Cultura Preta, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (protocolo n.º 37047). A seleção pelo edital da Ambev, que avaliou mais de 1.450 inscrições de todo o país, confere à iniciativa de Madureira uma chancela de relevância nacional.

Saiba mais sobre o Maducria:

O MaduCria é um negócio de impacto na área de produção cultural e eventos focado na valorização e difusão da música urbana (especialmente Hip Hop), da arte e da identidade cultural da Grande Madureira, Rio de Janeiro. Através de shows, eventos e de ações formativas, busca impulsionar talentos locais, conectar diferentes agentes culturais e promover impacto social positivo no território.

Foto Créditos: Beatriz Alves