
Lázaro Ramos anuncia novo projeto, “Mais Que Irmãos”, durante sua passagem por Berlim
Inspirado na amizade entre um cantor e um poeta, o longa-metragem retrata uma jornada afetiva…
Inspirado na amizade entre um cantor e um poeta, o longa-metragem retrata uma jornada afetiva e criativa pelo coração do Nordeste brasileiro
Após dirigir “Medida Provisória”, filme nacional mais visto no Brasil no ano de sua estreia, “Um Ano Inesquecível – Outono”, além do documentário “Bando, Um Filme De:”, Lázaro Ramos retorna à direção em novo projeto, “Mais Que Irmãos”, no qual também atua.
O anúncio foi feito pela Variety durante a passagem do ator e diretor por Berlim, onde acompanha o Berlinale, um dos maiores festivais de cinema do mundo, realizado anualmente na Alemanha.
O road movie, com roteiro de Sérgio Machado (“Madame Satã”, “Cidade Baixa”) lança luz sobre a amizade entre um cantor e um poeta. A dupla vive um momento decisivo de suas vidas e carreiras e embarca em uma viagem que se transforma em um percurso de investigação poética, musical e existencial. O objetivo dos amigos é criar uma obra conjunta que transcenda o registro biográfico e se torne um manifesto sensível sobre o Brasil profundo em que cultura popular e poesia coexistem como formas de resistência e beleza.
“Mais Que Irmãos” marca o reencontro criativo entre Lázaro Ramos e o estúdio audiovisual, ELO STUDIOS, responsável pela produção da obra e distribuidora de “Medida Provisória”: “Eu estou muito feliz em poder dirigir meu quarto filme e reafirmar minha parceria com a ELO. Principalmente por ele dialogar com este momento em que o cinema brasileiro celebra sua identidade e sua linguagem contando uma história que se passa em nosso território”, comenta Lázaro.
Este pretende ser um filme sobre amizade, criação e pertencimento, e sobre o poder da arte como instrumento de tradução de um país.
Para Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da ELO STUDIOS, o projeto reforça o compromisso do estúdio com narrativas sensíveis e potentes: “Trabalhamos com Lázaro em 2022 e temos muita alegria de assinar a produção deste projeto tão especial. Lázaro traz uma verdade irrefutável em suas obras e poder acompanhar esse desenvolvimento de perto é uma honra. Mais Que Irmãos vai mostrar um Brasil que muitos desconhecem, mas que é a base cultural do nosso país.”
Saiba mais sobre Lázaro Ramos:
O ator, diretor, apresentador e escritor é um dos nomes mais plurais e versáteis de sua geração. Começou sua carreira artística no teatro, cravou seu nome no cinema e, na sequência, arrebatou o público com personagens inesquecíveis na televisão – para além de uma bem-sucedida carreira de livros adultos, juvenis e infantis. No cinema são cerca de 40 filmes no currículo sendo que seu primeiro longa de ficção como diretor em 2022 foi “Medida Provisória”, sucesso de bilheteria premiado em festivais mundo afora. Neste ano, reafirma sua carreira profícua no cinema com o lançamento de três filmes: Feito Pipa, de Allan Deberton, Velhos Bandidos, de Cláudio Torres, e Antártida, de Bruno Safadi.
Muitos filmes estrelados por Lázaro Ramos são referências da filmografia brasileira. Ele já foi indicado pelo New York Times como um dos melhores atores do mundo em uma lista de críticos que o ovacionaram por “Madame Satã”. Entre seus trabalhos mais conhecidos e destacados estão o já citado “Madame Satã” (2002), “Carandiru” (2003), “O Homem que Copiava” (2003), “Cidade Baixa (2005)”, “Ó Paí Ó” (2007), “Saneamento Básico” (2007), “Tudo que aprendemos Juntos” (2015), “Mundo Cão”, (2016), “O Beijo no Asfalto” (2018). Mais recentemente, atuou em produções como “O Silêncio da Chuva” (2021), “As Verdades” (2022) e “Papai é Pop” (2022) e “O Primeiro Natal do Mundo” (2023). Como diretor, após Medida Provisória, lançou o filme musical “Um Ano Inesquecível – Outono”.
Entre dezenas de honrarias, já foi homenageado no Festival de Toulouse, na França, em 2007, com mostra em seu nome – mesmo feito ocorrido no Festival de Cinema de Lima, em 2016, no Peru. Em 2019, recebeu uma homenagem e troféu pelo conjunto de sua obra para a sétima arte no Festival de Gramado além de ter recebido incontáveis prêmios de melhor ator ao redor do mundo, caso dos festivais internacionais de cinema realizados em Huelva, Equador, São Paulo, Bélgica, Miami e Portugal. Lázaro ainda recebeu diversos troféus de causa humanitária e ganhou duas vezes o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) – um por seu trabalho na televisão e outro por sua atuação no cinema. No Festival de Tiradentes, foi eleito o ator da década, já no Festival de Gramado de 2019 foi homenageado pelo conjunto da obra, pelo New York Times foi ainda indicado como um dos melhores atores pelo jornal em uma lista de críticos que o ovacionou por Madame Satã.