Foto Divulgação

Lançamento livro: Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap

Jeff Ferreira, responsável pelos livros 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua e…

Jeff Ferreira, responsável pelos livros 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua e Assim Que É – A História do RZO, lançou no sugestivo dia 8.08, seu novo livro, o primeiro registro literário do Brasil sobre o Trap.

Em Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap o escritor nos apresenta uma pesquisa onde visa responder essa pergunta do título remontando as origens da cultura Hip Hop, voltando à Jamaica dos anos 50. A partir daí, entendemos como o Hip Hop surgiu, como o rap se desenvolveu e gerou subgêneros, entre eles o trap.

O trap é um subgênero do rap e apesar de se popularizar na última década é um estilo musical que remete ao início dos anos 90. Na virada de década de 2010 o trap trouxe novo oxigênio para a cena brasileira. Os timbres, flows, métricas e bateria do estilo ganharam os alto-falantes das periferias do país, período que coincide com a chegada dos serviços de streaming e jovens fazendo números impressionantes e consequentemente os convertendo em remuneração para sua arte.

Tal fato faz com que muitos, principalmente aqueles que cresceram acompanhando o rap nacional dos anos 90 e 2000, torçam o nariz por sua estética ora tão diferente do clássico boombap. Mas afinal, trap é Hip Hop? Esta obra visa acompanhar as metamorfoses do rap e entender como que o trap se encaixa na cultura Hip Hop, além de percorrer suas origens e desenvolvimento desde a bateria TR-808 Roland as trap houses de Atlântida.

Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap é mais um lançamento da Editora Dando a Letra, selo literário que vem se destacando na produção literária periférica e sobretudo a Literatura Hip Hop. Conheça a editor aqui.

Saiba mais sobre o autor:

Paranaense de Umuarama, Jeff Ferreira está no interior paulista há mais de 20 anos. Colunista e entrevistador no site Submundo do Som, onde resenha discos e apresenta um podcast, também é locutor no comando dos programas Consciência Brasileira, Punkada, WonderGround e Degovernadoz Rap. Autor dos livros Manguebit – A Revolução da Lama (2012), Submundo do Som Entrevistas (2017), 30 Anos do Disco Hip Hop Cultura de Rua, além do primeiro projeto lançado pela Dando a Letra, o livro Assim Que É! – A História do RZO, de 2021, Cabe Em Um Olho E Pesa Uma Tonelada (2022) e Trap É Hip Hop? – As Metamorfoses do Rap (2022).