
Justiça Determina Quebra de Sigilo de E-mail Que Ameaçou Felca de Morte
O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, obteve uma decisão favorável no Tribunal de…
O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, obteve uma decisão favorável no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Uma liminar determina que o Google quebre o sigilo de dados de uma conta de e-mail que enviou ameaças de morte ao influenciador, após ele ter denunciado Hytalo Santos por exploração de menores.
Ameaças e Decisão Judicial
Os e-mails com ameaças foram enviados no último sábado, dia 16. As mensagens incluíam frases como “você vai pagar com a sua vida” e “prepara pra morrer”. A decisão do juiz Pedro Henrique Valdevite Agostinho ordena que o Google forneça, em até 24 horas, os dados de IPs, horários de acesso e informações cadastrais do responsável. Em caso de descumprimento, a empresa pode ser multada em R$ 2 mil por dia.
O Impacto da Denúncia e a Luta por Justiça
Segundo o advogado de Felca, João de Senzi, o youtuber enfrenta ameaças constantes desde a denúncia e tem precisado circular com carro blindado e seguranças. “Ele utilizou de toda a sua visibilidade para jogar luz em um tema que muitos não viam ou não conheciam”, afirmou o advogado. A situação de perseguição já havia resultado na quebra de sigilo de 233 perfis que o atacaram nas redes sociais durante a apuração do caso.
O youtuber comentou sobre as dificuldades de sua apuração, que durou cerca de um ano, e o desgaste mental que o tema gerou:
“O mais difícil foi reunir essas informações, (…) é um tema tão aversivo, que (…) você não consegue ficar trinta minutos ao dia. Ficava com agonia, amargor na boca. Pela saúde mental, desligava o notebook.”
Apesar do desafio, Felca se diz realizado com a repercussão positiva do caso. Ele espera que a exposição do assunto possa trazer mudanças e dar luz à causa.