Hip Hop é o quê?

Você sabe de onde veio o hip hop e qual o real significado desse movimento?…

Você sabe de onde veio o hip hop e qual o real significado desse movimento? Em homenagem ao dia mundial da nossa cultura, resolvemos falar um pouco sobre as definições do hip hop. Primeiro que, hip hop é uma cultura e não se resume um estilo musical.

O movimento foi fundando no ano de 1970, nos Estados Unidos. Dentre os criadores, estão americanos e também jamaicanos. O nome “hip hop” foi sugerido pelo DJ Afrika Bambaataa, e significa “movimento”.

Dentro do movimento existe quatro elementos principais. O Rap é uma sigla em inglês, que significa “Ritmo e poesia” e representa a música. O Grafite representa o manifestação artística visual e o Break representa a dança. Além disso, o DJ complementa os elementos.

Cada elemento possui suas próprias características, bem como suas categorias. Ou seja, dentro do rap existem vários gêneros, por exemplo. Gospel, gangsta, protesto, romântico, comercial e ostentação. E ao contrário do que muitos acreditam, esse último existe desde a década de 70, no advento do movimento.

No entanto, além dos quatro elementos, a cultura apresenta alguns subelementos. Os movimentos sociais, por exemplo, estão integrados nessa categoria. Aqui também se encaixam ONGs, promotores de eventos, equipes de som, grupo de teatro, ativistas youtubers, blogueiros, etc. Todos voltados a projetos que fomentam o hip hop.

O hip hop possui um estilo próprio e uma linguagem mais informal, com o uso frequente de gírias. Apesar de ser visto, até hoje, como uma cultura marginal, o movimento é considerado como resgate por muitos adeptos. As batalhas de rimas e danças é um dos costumes dos seguidores.

No início, o hip hop era manifestados por bailes de disco de vinil. O rap, assim como os outros elementos surgiram como um protesto ao sistema (governo). Esse fator explica as letras pesadas, que falam de crimes, drogas, violência. O rap é um veículo de expressão.

No Brasil, a cidade de São Paulo é considerada o berço do hip hop. No entanto, o Distrito Federal ocupa um espaço significativo de ativismo à cultura. O hip hop é mais que uma cultura simples, é religião, é um estilo de viver. O hip hop é uma das maiores manifestações culturais do mundo. O hip hop guia as pessoas para um lugar melhor.