Grande Natal Solidário ajuda 10 ONGs

So+ma cria Grande Natal Solidário para ajudar 10 ONGs em Salvador, Camaçari, Curitiba e Goiânia.…

So+ma cria Grande Natal Solidário para ajudar 10 ONGs em Salvador, Camaçari, Curitiba e Goiânia. Participação da população levando materiais recicláveis é o motor para alavancar campanhas de Natal.

A ESG Tech, so+ma, que há sete anos auxilia grandes empresas, consumidores e cooperativas a mudar o comportamento em relação aos produtos que são recicláveis, está com quatro campanhas de natal ativas para que os participantes levem seus recicláveis às Casas Amarelas (locais estruturados que recebem os resíduos) e acumulem muitos pontos com os materiais para conseguir ajudar 10 ONGs de quatro cidades que são atendidas pela iniciativa: Salvador, Camaçari, Curitiba e Goiânia.

A primeira campanha é o Natal Solidário – uma grande corrente do Bem! Neste período de festas onde muitas embalagens são geradas, os consumidores podem levar o maior número de embalagens recicláveis para as unidades da so+ma. O objetivo é que os participantes ajudem a ESG Tech a atingir 100 toneladas de recicláveis, e com a meta atingida, a startup doará 500 mil pontos para 10 instituições sociais parceiras do programa, onde cada uma delas receberá 50 mil pontos. A pontuação pode ser trocada por benefícios como cestas básicas para ajudar as entidades.

Em Salvador, as instituições que receberão os benefícios serão Associação Arte Sem Fronteiras, Clube das Mães do Conjunto Vila Verde, Associação aBRAÇO a Microcefalia, Associação João de Deus, AMAE Associação de Microcefalia e Acolhimento com empatia, Casa do Caminho. Já em Camaçari será a Abrace Camaçari e Associação APITO. Em Curitiba, a entidade beneficiada será o Complexo Pequeno Cotolengo e em Goiânia será o lar de idosos, Solar Colombino Augusto de Barros.

“Formar uma grande corrente do bem para que todas as premissas do ESG (Environmental, Social and Governance) sejam colocadas em prática, esta é a meta da so+ma por meio de suas campanhas de Natal que beneficiam nossos parceiros, o meio ambiente e a sociedade, pois todos os recicláveis recebidos pelo programa são redirecionados para as cooperativas, ajudando nossos patrocinadores a cumprirem a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Transformar intenção em ação é o que nos move na so+ma.”, explica Claudia Pires, CEO da so+ma.

Vidro vale o dobro de pontos

O vidro receberá uma atenção especial no Natal. Até 30 de dezembro, período onde muitas garrafas de vidro como cervejas e outras bebidas serão consumidas, o material valerá o dobro de pontos nas casas de recebimento da so+ma, cada quilo corresponderá a 20 pontos. O objetivo é direcionar corretamente o descarte do resíduo, evitando sua ida a aterros sanitários, e dessa forma garantir a sua reciclagem para que vire um produto novamente. Além disso, aproveitando o período de festas onde muitas embalagens são descartadas, a ESG Tech quer ultrapassar mais de 100 toneladas de materiais recebidos em suas unidades.

Mini panetones e chocotones

Entre os dias 12 e 30 de dezembro, os pontos acumulados no programa so+ma vantagens, poderão ser trocados por mini panetones ou mini chocotones da Bauducco, através do aplicativo so+ma vantagens.

Ação especial em Camaçari

Somente na Casa Amarela de Camaçari, município da Bahia, a cada 7 quilos de plástico entregue, o participante ganhará um mini panetone ou chocotone mais um brinde da Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros e que patrocina a unidade da so+ma na cidade.

Apoio

Em cada uma das cidades onde atua, a ESG Tech conta com o apoio e patrocínio de grandes empresas e parceiros. Em Salvador, o programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade por meio de um termo de cooperação, além do apoio do Grupo HEINEKEN no Brasil e Ifood, e tem como parceiros os hipermercados Assaí e BIG.

Já em Camaçari, a so+ma conta com o apoio da Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros. A startup também conta com o suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), além de parceria com a cooperativa local COOPMARC que receberá os recicláveis para gerar renda.

Em Curitiba, o Programa so+ma vantagens é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, além do apoio do Grupo SIG, líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas. O investimento da SIG viabilizou a construção de toda a infraestrutura necessária para incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas do programa.

Em Goiânia, conta com o patrocínio da Cargill, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo e presente no Brasil desde 1965. Também tem o apoio do Assaí Atacadista, um dos principais atacadistas brasileiros. Outra parceira, é a cooperativa Beija-flor, que receberá os recicláveis para gerar renda.