
Frente Negra Gaúcha (FNG) promove Festival Zumbi Solidário no dia 20 de novembro
O evento tem entrada franca e acontece na Banda Saldanha Cultura, arte e resistência e…
O evento tem entrada franca e acontece na Banda Saldanha
Cultura, arte e resistência e solidariedade. Esses serão os temas em torno do Festival Zumbi Solidário, promovido pela Frente Negra Gaúcha (FNG), no dia 20 de novembro. O evento reunirá grandes nomes da música na quadra da Banda Saldanha, como Thiago Ribeiro & Amigos, Poetas Vivos, Negras em Canto, Pau Brasil, Produto Nacional e Baile Black com Gê Powers & DJ Bieta, além da atração nacional Banda Black Rio com participação especial de Carlos Dafé. A entrada é franca, mas é necessário retirar ingressos aqui e levar 1kg de alimento não perecível no dia do evento. A programação abre ao meio dia e segue até a meia noite.
“Será um momento de comemoração, mas não podemos esquecer o objetivo da data. Foi na base de muita resistência que conseguimos a criação do feriado nacional que marca o dia da consciência negra. Aliás, a comemoração é pelo segundo ano desse marco no nosso país”, afirma Vanessa Mullet, presidente da Frente Negra Gaúcha (FNG).
Vale lembrar que o Dia da Consciência Negra surgiu aqui no Rio Grande do Sul após o movimento feito pelo grupo de estudantes negros em 1971, dando origem ao Grupo Palmares, da qual Oliveira Silveira fez parte, sendo um dos fundadores, líder e o responsável pela criação do dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, substituindo assim, o 13 de maio.
A programação, conforme o produtor cultural Claudiomar Carrasco, foi pensada minuciosamente.
“Nosso foco foi fortalecer o trabalho de artistas negros desde os mais jovens até as bandas mais longevas como Pau Brasil e Produto Nacional. A cereja do bolo será a apresentação de luxo da Banda Black Rio que se apresentou uma única vez na cidade e agora retorna para um show com entrada franca”, conclui.
O Festival Zumbi Solidário é realizado pela Frente Negra Gaúcha (FNG) e pelo Ministério da Cultura e conta com o financiamento do Pró-Cultura da Secretaria de Cultura do RS através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) com gestão cultural da Carrasco Produções.
Sobre a Frente Negra Gaúcha (FNG): é uma associação civil com fins públicos e não lucrativos, de caráter educacional e cultural, de formação política e social, filantrópico, assistencial, promocional e sem cunho partidário, com a finalidade de fortalecer a sociedade civil, atendendo a todos que a ela se associem. Tem por objetivos a conscientização e a promoção de pessoas negras e do seu potencial, através da formação e da representação política nos diferentes espaços de poder para redução das desigualdades raciais e sociais.
FESTIVAL ZUMBI SOLIDÁRIO
Data: 20 de novembro
Local: Banda Saldanha
Horário: meio dia até a meia noite
Entrada franca